Você se imagina sem uma agenda para se organizar hoje em dia?
Pergunta feita por este editor
Hoje eu não me imagino sem uma agenda. É questão de hábito: quando você pega, não larga mais. Hábitos demoram para serem construídos. Muitas vezes você demora para se acostumar com uma nova atividade. Mas vai que vai. Eu mesmo demorei para pegar o jeito, mas quando eu me dei conta, eu consegui. É um esforço pelo qual eu me propus para poder ter um trabalho autoral, diário, que possa ser reconhecido pelas pessoas. E que remete ao propósito de quando este site nasceu, ainda como um blog, lembrando do seu primeiro nome: Diário do Josi. Que não conseguiu ser diário nos seus primeiros dias apesar do nome, foi aleatório como um blog, e ao longo do tempo, virou o diário que eu queria que fosse lá no início.
E uma parte disso está em criar uma programação praticamente linear, baseada nos destaques da semana ao mesmo tempo em que toda semana tem um tema e um norte, refletido nas sete perguntas que eu respondo toda semana, e que passado esse ciclo, começa tudo de novo de um jeito totalmente diferente. Essa é a beleza da dinâmica que eu construí ao longo do tempo, e que se é bem-sucedida nos dias de hoje, foi justamente pelo tempo que eu demandei para construir e solidificar a agenda semanal como um guia e uma bússola do que são os meus projetos. Se eu consegui estabelecer uma solidez para os meus projetos, muito se deve a agenda que eu adotei há quase três anos. E que assim vai continuar a ser, se adaptando aos momentos.
Construir uma agenda demandou criar novos hábitos que hoje fazem parte da minha rotina. Eu sei que foi difícil, eu sei que eu precisei provar para mim mesmo que eu era capaz, fui lá e consegui. 1000 dias significam quase dois anos e meio. Em fevereiro do próximo ano, essa agenda que guia o que eu posto diariamente vai completar três anos. E como bem disse nos posts anteriores, ela é dinâmica, ela vai mudar conforme a necessidade, ela é ajustada conforme o tempo, na certeza de que ela precisa acompanhar a dinâmica do mundo, que gira sobre seu próprio eixo e em torno do Sol, e nessas voltas, tudo pode mudar no nosso comportamento, no nosso modo de trabalhar, no modo como lidamos com a tecnologia.
Hoje, posso dizer que eu não me imagino sem minha agenda. Ao ponto de nunca ter falhado um dia, fazendo as minhas atividades mesmo que eu atrase, coisa que só aconteceu uma única vez, no revertério do site. Mas nem esse momento foi capaz de comprometer a agenda e os 1000 dias de atividades ininterruptas, em busca de manter esse nível e levando o melhor que eu posso todos os dias para as pessoas. E assim eu sigo construindo uma programação sólida, criando hábitos: para mim, que crio conteúdo baseado em cada dia da semana, e para você, que já sabe quando determinado conteúdo vai ao ar.
E é construindo uma programação sólida que eu consigo fidelizar o público. Dependendo do seu interesse por um determinado tema, você já sabe quando me procurar. Seja você um leitor diário ou semanal, esporádico ou curioso, o que eu sempre busco é conquistar de cara, e isso passa pela primeira impressão que você terá ao ver o conteúdo pela primeira vez, na certeza de que se você gostar, irá voltar mais vezes. E quando você volta, você segue, pois é me organizando da melhor maneira possível que eu torno leitores esporádicos e curiosos em leitores diários ou semanais. Juntos criamos hábitos, juntos construímos a nossa agenda.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: