O que você diria para um potencial cliente que acha que o que você faz, qualquer um pode fazer?
Pergunta feita por este editor
Queria começar pelo óbvio: o meu trabalho tem custos. O meu trabalho me ajuda a pagar as minhas contas, que é uma coisa que eu venho fazendo com bastante dificuldade. Eu sei, todo mundo tem contas a pagar, mas feio é quando se atrasa uma porque acredita que quem está trabalhando com comunicação nem vai ligar. Mas vai, porque aquele dinheiro que você pechincha sabendo que o trabalho em questão tem um preço e muitas vezes não é baixo faz falta nas finanças de quem vive desse trabalho. É ótimo quando se está deste lado e muitas vezes se reclama do preço das coisas, mas quando se está do outro lado, se entende muito bem por que as coisas têm um preço e tem um custo.
Tem gente que não entende nada que vai reclamar, é lógico. Mas esteja por um dia aqui, de onde eu estou agora, e se dê conta de que para além dos custos de produção, insumos e outras coisas mais, tem o tempo que você precisa dedicar a um trabalho bem feito. Muitas vezes você tem que abrir mão de muita coisa, deixar algo que já estava programado para depois, para fazer esse trabalho. Você pode achar que por eu estar sentado em uma mesa, digitando este texto em um computador, que esse não é um exercício cansativo e que até seria um sonho trabalhar assim. De vez em quando cansa, sabe? Mas eu estou aqui. Eu sei que cansa. Mas eu não desisto dos meus sonhos e eu sei o que eu estou fazendo.
Não entenda isso como uma reclamação, até porque é superficial demais você interpretar dessa maneira, afinal, por que eu reclamaria do meu próprio trabalho? Não se trata disso, e sim do que a gente passa nesse mercado, e talvez você que trabalhe como freelancer se identifique um pouco com o que eu estou falando, afinal, se trata de um recado para quem solicita um trabalho e nem imagina o que a gente passa, e de uma mensagem para quem trabalha como freelancer e esteja se identificando em todos os aspectos com o que eu estou dizendo. E que muitas vezes passa por coisas piores no trabalho, que talvez eu nem tenha passado ainda.
Talvez eu esteja pior em trabalhos externos, em trabalhos convencionais, talvez o mercado de trabalho não esteja pronto para mim e nem eu pronto para o mercado de trabalho, e bem, todo mundo que me conhece sabe que a minha vida é assim: de fazer o meu sistema, de fazer as coisas como eu quero fazer, sem se submeter a coisas que eu não quero fazer, sem se sentir controlado, sem que me imponham nada. Foi um pouco por conta disso tudo e mais um pouco que eu resolvi estar no controle da minha vida profissional, do mesmo jeito que eu controlo outros aspectos da minha vida em busca de uma autonomia que é dura de se conquistar.
Eu quero que você saiba que eu escolhi essa carreira, como eu sinto que essa carreira me escolheu, e eu tenho uma missão para cumprir. Eu quero que você saiba que essa é a minha vida e é disso que eu escolhi viver. Nós somos resultados das escolhas que nós fazemos. Muitas vezes passei por momentos difíceis, muitas vezes passei por dificuldades, mas uma hora a vitória vem. E a gente sabe que vitórias não vem fáceis. Por isso eu quero que você saiba que o trabalho que eu faço não é para qualquer um, não é feito de todo jeito. Eu estudei para isso, eu aprendi demais com isso, e aqui estou eu, à sua disposição, pronto para realizar o melhor trabalho que você pode contar.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: