Que tipo de trabalho você não oferece de jeito nenhum, mas já pediram para você fazer?
Pergunta feita por este editor
Tem gente que acha que quem trabalha com comunicação, principalmente com Publicidade, pode fazer de tudo. Mas não é bem assim. Publicitário não pode fazer tudo. Algumas coisas não são da competência de um, e outras são competência de outros profissionais de comunicação, afinal, a comunicação é diversa, com profissionais de publicidade, relações públicas, jornalismo, mídias sociais, entre outras especialidades. A minha é a publicidade, e tem quem peça o que é competência de todas as outras como se a comunicação fosse tudo uma coisa só. Mas até dentro da Publicidade tem as suas competências as quais muita gente se dá melhor em umas e nem tanto em outras, como a criação visual, a redação, o atendimento, a mídia, entre outras competências que o profissional se identifica ao longo do curso, e que faz uma equipe acontecer.
Eu mesmo, me identifiquei com a criação visual e a redação, tanto que o resultado é o que você vê aqui todos os dias. Trabalho com sites como consequência do que eu faço aqui no meu site, com criação visual como consequência das minhas aptidões na arte, e com redação por gostar de escrever e entender que tem histórias que precisam ser contadas e não podem se perder. Você já percebe que eu não faço tudo, só o que me identifica. Entra um pouco aí a minha dificuldade de vender um serviço, porque como eu há disse em outras ocasiões, eu não herdei da minha mãe o dom das vendas. Aprendi todas as fórmulas possíveis de matemática, mas só uso a básica. E de resto, nada mais. Edição de vídeos? A mais básica possível. E não faço aquelas artes no After Effects. Site? Só cuido das plataformas, o resto é com a empresa de hospedagem.
Alguns tipos de identidade visual eu ainda não faço, coisa que eu só quero recuperar quando eu tiver que recuperar os programas que eu deixei de usar há alguns anos. O Conhecendo Você aboliu as perguntas por inteligência artificial: não me peçam para fazer textos inteiros usando ferramentas de IA. Assim como a IA já é polêmica demais no mundo da arte e com razão, porque não existe artista de IA, não existe redator de IA. Se um texto é integralmente escrito usando inteligência artificial, é porque ele usou várias fontes, até mesmo coisas que eu escrevi aqui. Nada substitui a boa e velha digitação que é produto das coisas que você vive e das coisas que você pesquisa. E um site é autêntico e tem credibilidade pelos textos que você escreve usando a cabeça para imaginar e as mãos para digitar.
E eu queria encerrar a resposta desta pergunta com uma consideração: publicitário não é jornalista, jornalista não é publicitário, a menos que ele tenha se formado ou se especializado no jornalismo. Coisa que eu não sou, mesmo que não me falte vontade, ainda que a idade esteja chegando, afinal, semana que vem eu estou completando 36 anos. Eu sei, vocês não me dariam 36 anos, mas eu nasci em 1988 e já tenho uma vivência considerável. Mesmo que a curiosidade me mova, eu sei do meu limite. E é pensando nos limites que todo mundo tem, inclusive eu, que eu respondi à pergunta de hoje, afinal, todos nós podemos nos imaginar como as pessoas mais ilimitadas do mundo, mas nós temos as nossas limitações e quando a gente não consegue superá-las, precisa conviver com elas.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: