O verde é comumente associado com propósitos ambientais e com a sensação de esperança. Que outras sensações o verde pode transmitir?
Pergunta feita por este editor
Verde é vida, verde que te quero verde, e outras tantas frases que a gente pode fazer com a cor, que é representativa dos propósitos ambientais. Afinal, o verde virou mais do que uma cor, virou também um adjetivo para definir o posicionamento das marcas em relação ao meio ambiente, visto ser a cor das árvores, das florestas, e do que a gente busca para um mundo melhor. Também é a cor que define a sensação de esperança. Mas além dos já conhecidos significados, que outras sensações o verde pode transmitir? Uma delas já é a própria sensação de tranquilidade que a natureza traz, e outros tantos significados que eu trago a seguir.
Sabe para onde voltamos, meus amigos? Para ele, o artigo da iniciação científica sobre a mensagem das cores que eu fiz e apresentei há dez anos, e que norteia esta semana. Já define a cor com o desejo de esperança na vida, e ela está em dois slides, sendo que em um deles, está também a definição de harmonia, que é o princípio da preservação do meio ambiente: se a gente mantém o planeta onde a gente mora em harmonia, podemos assegurar que as próximas gerações continuem a ter acesso aos recursos que não podemos desperdiçar, porque quando desperdiçamos, geramos desequilíbrio e não mantemos a nossa casa em harmonia.
Ok, talvez eu tenha viajado sobre esse significado acima da harmonia, mas é mais ou menos nessa pegada ambiental que eu queria explicar melhor o significado da harmonia da cor verde. Mas para além disso, quem não quer estar em harmonia com a natureza e consigo mesmo? Aí entra a paz que a cor verde traz. Em outro slide, trago outros significados da cor verde, dessa vez através dos tons: o verde claro significa natureza, vegetação, calma, esperança, justamente os significados mais comuns que a cor traz, afinal, é sobre a paz que a natureza traz, principalmente quando estamos em um ambiente repleto de plantas e flores que complementam os tons da natureza, por exemplo.
O mesmo slide traz um significado um tanto quanto diferente quando mudamos o tom da cor verde para o escuro. Define o verde escuro como a cor do veneno, da umidade, da decomposição. Esses dois últimos significados trazem a luz a renovação da natureza, afinal, as árvores, as plantas, elas são organismos vivos e renovam suas flores, folhas, e é fato que algumas dessas plantas são fontes de venenos. Eu me lembro de uma aula de ciências dos tempos do Ensino Fundamental onde eu aprendi sobre plantas venenosas, muitas delas são ornamentais, como o comigo-ninguém-pode, por exemplo. E é fato que algumas plantas venenosas têm tons mais escuros, e outros mais marcantes como o próprio comigo-ninguém-pode.
Naquele esquema das idades, o verde corresponde a faixa dos 30 a 40 anos (para quem não sabe, eu tenho 35 anos), a faixa da diminuição do fogo juvenil, quase como se fosse o momento da consolidação da nossa vida adulta. Por fim, eu trouxe no slide de demonstração das marcas a cor verde com o significado de natureza, saúde, riqueza. Afinal, a cor verde é mais uma prova da percepção que a gente tem de certas cores, que determinam muita coisa, principalmente a linha criativa que uma marca deve seguir. E nada é mais emblemático que a associação da cor verde com a natureza, o meio ambiente, e o próprio conceito da vida, que nos faz refletir sobre o nosso compromisso com o planeta, e com o ambiente que queremos.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: