Você concorda que o vermelho é a cor mais quente e marcante que existe, e faz um negócio ou projeto se destacar?
Pergunta feita por este editor
De todas as cores, o vermelho é a cor que causa mais sensações. Muitos até não gostam da cor, mas ela está por todos os cantos, queira ou não, está na natureza e nas coisas que fazemos como todas as cores. Não para menos, vermelho é a cor mais quente e marcante que existe, ainda que o amarelo exista também nessa gama de cores quentes e traga uma sensação de calor, igual eu comentei ontem. Mas não tem como negar que o vermelho traz as sensações mais extremas possíveis, e é por isso que um projeto sempre se destaca quando usa a cor. Que é a mais intensa de todas elas. Sobre o amarelo, eu ainda conto como a combinação com o vermelho é a mais intensa de todas as combinações.
Vamos entender melhor como o vermelho traz as sensações mais intensas e extremas para nós? Cá estou eu voltando a ele, o artigo da iniciação científica de dez anos atrás que é a base das respostas que eu estou dando no tema desta semana, em que eu estou praticamente atualizando os conceitos. O primeiro slide onde eu menciono a cor vermelha traz a cor como a tradução simbólica da palavra amor, trazendo ao lado um tom de rosa, que vem a ser a cor vermelha misturada a cor branca, que a suaviza. Como o rosa é um tom de vermelho de certa forma, traduzi a cor em todos os seus tons e intensidade, afinal, o rosa traz a delicadeza, o vermelho já traz mais intensidade.
Em um outro slide, o vermelho é definido como a cor do amor e da paixão, não para menos a cor é usada com frequência, em todos os seus tons, nas campanhas de Dia dos Namorados, Dia das Mães, justamente trazendo referências a intensidade do amor. O rosa claro já aparece como a cor do romance e da afeição, sentimento esse que vai aumentando e se transformando justamente no amor e na paixão que o vermelho já traduz por si só. Em mais um slide, o vermelho aparece como a cor da vitalidade, poder, vigor e sexualidade. E naquele esquema das idades, aparece logo na ponta, em 1 a 10 anos, como a idade da efervescência e da espontaneidade.
Agora, definindo a cor mais profundamente, eu defini em outro slide que a cor vermelha remete a sensações fortes – lembra sobre o que eu falei na questão da intensidade das sensações? E que sensações fortes são essas? A paixão, o amor, o perigo e a agressividade. De ação estimulante, acelera os batimentos cardíacos. E que outra cor define melhor o coração que o vermelho? Do que somos movidos? A tudo aquilo que o coração nos manda, o coração que é responsável justamente por aquilo que corre em nossas veias, e é justamente vermelho, que está em cada um de nós, mesmo que alguns não gostem muito dessa cor.
O vermelho combinado com o amarelo além de trazer como resultado a cor laranja, separadas trazem essa noção de calor e luz, não para menos as cores, juntas, misturadas e até mesmo separadas, são usadas para representar o fogo, o suficiente para representar o que há de mais quente. O laranja representa sensações mais leves, como a diversão e a vitalidade. É um exemplo de como os tons ajudam a suavizar ou a intensificar as sensações extremas que o vermelho nos traz. Uma cor estimulante e excitante, que demonstra a alegria, o entusiasmo e a comunicação. E que desperta todas as sensações possíveis em nós.
Diante de todas as considerações sobre a cor vermelha, dela ser a mais extrema e mais intensa das cores, mostrei como ela destaca os projetos onde ela está e como a cor consegue despertar as mais variadas sensações, mais do que todas as outras cores do espectro. É por isso que eu termino este texto, que responde a uma pergunta, fazendo uma outra pergunta, dessa vez para você, que leu este texto e entendeu melhor as sensações que a cor vermelha traz, e certamente está tentando procurar algo parecido em outras cores. Afinal, que outra cor consegue despertar sensações tão extremas como o vermelho?
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: