O Luneta Sonora tem vida própria dentro dos projetos do site, com site e redes sociais dedicadas. Essa independência é positiva para o projeto em que sentido?
Pergunta feita por este editor
O Luneta Sonora é um projeto do site. Mas ao mesmo tempo ele é um projeto que ganhou vida própria, de modo que foi além daquilo que eu esperava quando eu concebi. O projeto do Luneta Sonora se tornou o meu segundo principal, com site e redes sociais próprias, como um modo de chamar as pessoas de um para outro ao mesmo tempo que cada um é um universo e um ecossistema da luneta de um planeta. Nada mais natural quando a natureza do podcast envolve você trabalhar com um tema, uma linha editorial e entender que em algum momento aquilo vai ter vida própria dentro da vida que você criou há muito tempo, mas que ao mesmo tempo, nada seria se não fosse o próprio site de onde ele surgiu.
E não é para menos. Afinal, Luneta Sonora é uma marca que tem um nome peculiar, baseado justamente no trabalho que eu realizo aqui, e que foi planejado para lá na frente dar o seu próximo passo, que enquanto ainda não acontece, faz com o que o podcast seja do jeito que é. Em breve o Luneta Sonora vai ser o projeto que vai mostrar um pouco dos bastidores de tudo o que acontece por aqui no site, visto que eu vou ter o meu ambiente próprio, já estou planejando isso, e tudo o que eu mais quero é poder viabilizar esse objetivo para poder mostrar isso melhor para as pessoas. Quando se mostra os bastidores, você traz uma certa confiança e credibilidade.
Mas tudo isso está praticamente no começo, ainda que o Luneta Sonora já tenha um acervo robusto de 146 episódios postados nas plataformas de áudio e canais de vídeo igualmente próprios, que eu não quis misturar com os projetos de arte de meu canal principal. Acredito que os dois projetos, se separados cada um em seu lugar, tem mais possibilidades. São duas frentes de oportunidades que eu ofereço para mim mesmo e para as pessoas, duas possibilidades diferentes de mostrar o meu trabalho. Uma surgiu por causa da outra, e as duas são parte de uma coisa só, e apesar de independentes, não tem como serem dissociadas uma da outra.
Quando se trabalha com projetos, assim, no plural, você sabe que precisou ser assim por conta das linguagens e estilos de cada um, e olha que todos eles são projetos multimídia, pensados não apenas para o site, mas para todo um ecossistema de trabalho que envolve muitas vezes várias abordagens diferentes. Eu sei que tipo de público eu quero atingir com o site, com os vídeos de arte, com o podcast, e sei que para cada estilo existe um modo de abordagem diferente com o qual eu trabalho. É um modo de preparar esse público para o projeto principal, que é o site, as artes, enfim, trabalhar o ecossistema dos projetos como um todo.
O Luneta Sonora ganhou vida própria. Isso é fato. Ao mesmo tempo, é uma parte importante aqui do site, já que ajuda a promovê-lo e deve ser, como eu adiantei, o ambiente que vai mostrar todos os bastidores do projeto de uma maneira bem lúdica e dinâmica, para que as pessoas saibam o que tudo isso significa para mim e para o que eu acredito. Eu tenho certeza de que cada minuto de áudio vai valer a pena quando tudo isso começar a virar minutos de vídeo. E que enquanto isso não acontece, está na fase de planejamento e de captação de recursos, continuo levando da maneira que eu posso levar, na certeza de que lá na frente as pessoas vão entender como tudo isso valeu a pena, por mais difícil que possa ser.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: