Image

Pausa para a inspiração

Você faz alguma pausa no seu trabalho para procurar inspiração quando um bloqueio criativo acontece?

Você faz alguma pausa no seu trabalho para procurar inspiração quando um bloqueio criativo acontece?

Pergunta feita por este editor

Procuro fazer algumas pausas de vez em quando, sempre que acontece um bloqueio criativo, porque se eu forçar demais a barra, aí sim é que as coisas não funcionam da maneira que eu planejei. Como eu costumo dizer, nossa mente é como uma máquina, e justamente nessa dinâmica de ser uma máquina, ela muitas vezes falha. Como toda máquina que está sujeita a falhar, nossa mente precisa de manutenção preventiva, e até mesmo uma boa noite de sono pode fazer bem. Afinal, até mesmo nós como humanos precisamos nos manter saudáveis, e isso inclui também cuidar da mente, mantendo-a saudável e calibrada.

Pausar não significa apenas não fazer absolutamente nada em um certo tempo. Faz parte descansar, faz parte dar uma caminhada, um exercício, afinal, em parte dessa manutenção está o que você descobre nesses momentos e quer guardar, amadurecer, fazer dessa descoberta algo incrível. Afinal, muitas vezes, para além do descanso, a gente precisa também de novos ares, porque a rotina muitas vezes é um gatilho: quando você repete a mesma coisa várias vezes e faz a mesma coisa todos os dias, uma hora você vai se sentir cansado. De vez em quando, quebrar a rotina pelo menos uma vez durante um determinado período pode trazer resultados incríveis.

Quando você faz uma pausa para recarregar as energias, e ao mesmo tempo, recalibrar a mente, você de certo modo dá uma renovada de ânimo para aquele momento em que você precisa concluir um dia. Ontem eu consegui concluir o dia mais cedo, e olha que tive trabalhos mais complexos para fazer. As web stories da semana que eu faço todas as terças-feiras dão um certo trabalho por conta da pesquisa que precisa ser feita, da organização e da montagem de todo esse trabalho. Muitas vezes dá para fazer algo que você julgue mais complexo e terminar com uma certa facilidade, ainda mais um trabalho que vai servir de diretriz e base para os próximos por umas semanas.

Cuidar da mente é necessário justamente, como disse em outras oportunidades, de mantê-la saudável e que quando existam bloqueios criativos, que eles sejam os mínimos possíveis. Porque queira ou não, eles acontecem e precisamos estar preparados justamente para que isso não cause um transtorno, afinal, imagine quando as ideias faltam nos momentos mais cruciais de um trabalho? É caótico. Imagine quando a gente está em um trabalho mais intenso e que precisa ser entregue da melhor maneira possível? A gente entra em desespero muitas vezes, sabendo que não precisa se desesperar, pois nada está perdido. Basta apenas descansar um pouco, fazer uma pausa, e manter a mente relaxada.

A gente sabe que é possível trabalhar com uma mente saudável e calibrada. Por isso pausas são fundamentais de vez em quando, ter momentos em que você precisa relaxar é fundamental para que o trabalho que você realiza não seja prejudicado pelo bloqueio criativo. É nos momentos de descanso que a gente volta mais forte e pronto para seguir com os desafios da maneira que precisam ser encarados e vencidos. E você sente que tudo vai dar certo, tudo valeu a pena. Pausar por alguns momentos faz bem, e o resultado de tudo isso se reflete em bons resultados quando o trabalho está pronto e entregue.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo