Hoje é segunda-feira. Por que este dia para você é o Dia do Café?
Pergunta feita por este editor
Segunda-feira é efetivamente o dia que a semana começa, por mais que o calendário diga o contrário, que a semana começa no domingo, e eu levo essa regra à risca na agenda de posts do site. Mesmo sendo o primeiro dia da semana, o domingo ainda traz a folga e a agitação do que a gente chama de fim de semana, e nem considera a sexta-feira parte disso. A segunda-feira já traz essa quebra e esse contraste, onde mesmo que tudo pareça acelerar, desacelera.
Esses dias eu venho falando da Feira do Rangel por conta da obra de reconstrução, tão esperada por quase quatro décadas. Uma tradição da maioria dos comerciantes da feira é justamente fazerem da segunda-feira o seu dia de folga, afinal, o ponto alto de suas vendas é o fim de semana e não se pode perder nenhuma oportunidade de negócio. Mas a folga da segunda-feira é de lei. Com certeza não deve ser diferente em outros bairros de João Pessoa.
E é aí que eu consigo notar o contraste. A cada dia a rotina acelera, os dias ficam agitados, todo mundo espera o fim de semana, mas tudo parece desacelerar na segunda-feira. Você percebe isso quando sai na rua e vê como metade do pessoal está trabalhando, enquanto outra metade está com as portas fechadas, porque foi aproveitar o seu único momento de folga do dia. Não para menos o Dia do Comerciário em João Pessoa é em uma segunda-feira, a terceira de setembro.
Em momentos assim, a gente lembra não só de aproveitar a folga quando ela é permitida, mas de aproveitar esse momento para si mesmo. Ou para fazer uma visita para alguém. É nesse momento que entra a lembrança de um bom café, afinal, o que pode combinar melhor em um dia útil desacelerado, em um momento que você dedica para si ou para as visitas na casa dos seus amigos? E eu te digo: um café com biscoitos numa tarde de segunda-feira!
É por isso que para mim a segunda-feira é o meu Dia do Café. Principalmente uma tarde de segunda-feira. Porque é numa tarde que você desacelera e a segunda-feira é um dia desacelerado por natureza, quando a gente acredita que é o dia que tudo começa a acelerar, embora existam exceções à regra. E estar em um lugar com uma xícara de café com biscoitos é, sem dúvidas, o momento que você contempla a tranquilidade e o prazer de estar consigo mesmo ou com as pessoas que você gosta de conviver.
Esse é um exemplo de como o café traz lembranças que vão além dos sentidos. Afinal, uma simples tarde de segunda-feira te traz à lembrança de uma xícara de café. Acompanhada de biscoitos, de preferência. Os de leite, seja rosquinhas ou amanteigados, ou caseiros combinam mais. E aí as recordações ficam completas. Daquele gosto de ser bem recebido pelas pessoas que você gosta, daquele gosto de tranquilidade que é estar consigo mesmo. Por isso tudo que para mim, a segunda-feira é o meu Dia do Café. E se não for uma lei, está decretado a partir de hoje. E quem decreta sou eu.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: