Image

Relembrando linhas antigas: 505 – Bairro dos Ipês

A linha 505 - Bairro dos Ipês foi substituída por dez horários da linha 504 - Mandacaru em 2021.
, ,

Tem linhas que a gente nem lembra se está rodando, e que nem parece que não rodam mais. É o caso da 505 – Bairro dos Ipês, que chegou a retornar pós-pandemia, mas acabou desativada para ser substituída por um agregado de outra linha.

O Bairro dos Ipês fica na Zona Norte de João Pessoa, abaixo de Mandacaru e próximo da BR-230, sendo um dos primeiros bairros ao norte da capital paraibana, uma vez que o bairro em questão faz divisa com Cabedelo. É um bairro de passagem: a Av. Tancredo Neves é a principal via do bairro.

Originada na década de 1970 e praticamente inalterada do início até o fim, a linha 505 – Bairro dos Ipês era uma das mais antigas da Epitácio e era um dos legados da antiga Mandacaruense, sendo, em 2017, a terceira linha a migrar para a Marcos da Silva quando a empresa de onde ela se originou começou a sair de circulação.

Ela foi reativada em setembro de 2020, mas saiu de circulação no ano passado.

Vamos dizer que a linha em questão parou de rodar por conta da sobreposição desta com o 506 – Bairro dos Estados, a qual dividia o mesmo terminal, mas que enrolava menos ao ir até o Bairro dos Ipês.

Mas o que roda no lugar dela mesmo?

Para quem não sabe, o que roda em seu lugar é um braço da linha 504 – Mandacaru, que utiliza o itinerário que foi da linha, além de passar pela parte mais por dentro de Mandacaru. Dos 81 horários dos dias úteis da linha 504, 10 são atendendo o itinerário do Bairro dos Ipês – bem como cinco horários do sábado, só que até de manhã, e domingo não há horários.

Ou seja, o que roda no lugar é algo que dá para dizer que isso e nada são a mesma coisa.

Quanto a linha 604, ela só tem o terminal estabelecido no Bairro dos Ipês. Ela não passa nas principais do bairro propriamente dito, mas sim na Avenida Tancredo Neves, não descaracterizando a linha.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo