Você já pensou como pode ser fácil, por exemplo, fazer a feira em poucos cliques e no conforto do seu lar? Existem empresas que de fato oferecem essa possibilidade, mas precisam improvisar para atender. O WhatsApp facilitou para um cliente da Índia – país onde o aplicativo é tão ou mais usado do que no Brasil – e ofereceu uma experiência de compra de ponta a ponta no WhatsApp para uma atividade trivial, que todo mundo faz – mas para o brasileiro tá difícil ultimamente sem tomar susto com a conta no fim do mês. E qual é essa atividade trivial? Fazer a feira.
O trabalho feito por essa rede de supermercados indiana permite que o usuário faça tudo na plataforma o que faria no supermercado utilizando recursos do WhatsApp Business. Tudo mesmo: permite que ele escolha os produtos, as quantidades, e pague pelas compras no WhatsApp. Todo o catálogo da rede indiana fica disponível para escolha dos clientes locais, de modo que ele faça a feira no conforto do seu lar – e pagando no próprio aplicativo através do WhatsApp Pay.
Segundo a Meta, dona do WhatsApp (e também do Facebook e do Instagram), o lançamento faz parte de uma parceria estratégica entre a empresa e a Jio Platforms (ligada a rede de supermercados indiana) para “acelerar a transformação digital da Índia e proporcionar a pessoas e empresas de todos os tamanhos oportunidades de se conectar em novas maneiras, alimentando o crescimento econômico no país”.
Essa é uma experiência da qual, segundo a Meta, “revolucionará a maneira como milhões de empresas em toda a Índia se conectam com seus consumidores, ao mesmo tempo em que trazem simplicidade e conveniência incomparáveis à experiência de compra das pessoas”.
Recurso preferido da galera
E aí está a web story da semana. No recurso de Instant Articles do Facebook, aparece apenas a imagem, por isso, para visualizar a web story, clique aqui.
E quando vou poder ter essa experiência por aqui um dia?
Como explicado, essa é uma funcionalidade que está sendo experimentada na Índia, ainda sem previsão de expansão para outros locais. A experiência de um cliente é o que vai determinar como a recepção dos demais lá na frente.
E aí, seria uma boa para supermercados e mercadinhos? Muitos, como bem disse, já trabalham com esse modelo na base do improviso. Um dia você vai fazer a feira sem sair de casa de uma maneira fácil. Quando vai chegar por aqui, quem sabe um dia?