Sete dias já se passaram de 2026. Uma semana inteira. Intensa, cheia de emoções, ok, isso foi a semana lá fora, como ela sempre é, mas quando um novo ano começa, você tem essa sensação de que ele começa com tudo. E fica empolgado com os novos desafios, sem saber se vai manter uma coisa que é fundamental para todo novo desafio. E ele e um negócio chamado constância.
Constância é uma coisa que eu já vinha comentando sobre há um bom tempo, sobre como você mantém os seus sonhos estáveis e como você mantém os seus objetivos diante dos desafios enormes que aparecem, sem ter medo deles. A rotina faz parte do seu cotidiano, e o que antes te dava medo e muitas vezes nervosismo, se transforma em uma parte integrante de si mesmo.
No ano passado, você fez um monte de planos para o que esse ano seria. E agora, não é mais tempo de planejar, se bem que tem algumas coisas que você ainda precisa planejar, afinal, o planejamento faz parte do trabalho que a gente precisa fazer, certo? Mas eu estou falando do agora, dos planos que você precisa colocar em prática e estabeleceu esse ano como o momento certo para começar.
É aquela fantasia do “agora vai”, sabe? Pois bem, essa conversa que eu estou tendo com você é um tapa carinhoso na fantasia do “agora vai”. Vai sim, vai se tiver repetição, disciplina e compromisso nos dias comuns, aqueles que você acha que nada acontece, sem que você imagine que o extraordinário pode acontecer naqueles dias em que não acontece absolutamente nada.
Lembra do que eu fiz há quatro anos, quando eu estabeleci uma agenda semanal, que me permitiu trabalhar todos os dias em conteúdos no site e nas redes sociais, seguindo um roteiro do que publicar a cada semana? Esse foi um dos maiores desafios de constância o qual eu me permiti me desafiar, e olha só o resultado. Sabe como isso surgiu? Por causa de um desafio como esse, que eu tive a capacidade de adaptar quando ele deixaria de existir.
Quando eu me estabeleci a esse desafio justamente por conta do sucesso que foi um desafio como esse do mês de janeiro, eu mesmo duvidei: será que eu vou conseguir? Mas com muita força de vontade, consegui fazer dessa agenda a minha rotina. E o resultado é o que você pode ver aqui todos os dias, sempre uma surpresa diferente.
Constância sustenta tudo. E você não vai longe se empolgar em menos de uma semana. Tem que manter o nível a longo prazo. Essa é uma coisa que eu mantenho desde que eu estabeleci essa agenda, e assim eu me acostumei a criar desafios e manter rotinas não apenas para mim, mas também para quem está do outro lado da tela.
Aqui o ponto é claro: fazer um pouco todo dia vale mais do que fazer muito uma vez. O ano não se constrói em picos, se constrói em rotina. Sem glamour. Sem aplauso. Só presença. E eu posso falar sobre constância em outra oportunidade, que já tá até na minha agenda, para que você entenda a importância que ela tem para o desenvolvimento da minha rotina diária.
Porque não é somente sobre intensidade. O ano que a gente vive já vai ser intenso por natureza, mas a gente precisa entender essa intensidade e viver essa intensidade, aproveitar as oportunidades e transformá-las em rotina. E eu posso te dizer que vai dar certo. É sobre continuar quando dá preguiça, e você vai conseguir vencê-la colocando a constância em primeiro lugar.
#31conversas
Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.











