Minha cabeça é ligada o tempo todo em coisas que muitas vezes eu tento colocar no lugar. E muitas vezes, eu acredito que posso fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. Mas você é só um, e não consegue arrumar equilíbrio para todas as coisas que você precisa fazer, e o que acontece? Em alguns momentos você termina se distraindo. Afinal, quem nunca se distraiu na vida? Erros que a gente comete de forma inconsciente acontecem o tempo todo.
A segunda-feira foi um desses dias em que eu me distraí completamente no fechamento do expediente. Logo o Blue Monday, aquele dia que era classificado como o dia mais deprimente do ano. Eu venho me preocupando com várias coisas, mas eu não me preocupo em um dia específico. São preocupações que eu levo de um bom tempo, e é sobre tudo: o futuro dos projetos, as contas de casa, um monte de coisas. E quando eu quero me manter ligado no que eu faço e desligado do resto das coisas, eu procuro canalizar tudo isso no trabalho que eu faço.
O Blue Monday não foi um dia deprimente, mas foi um dia que eu me distraí por algo que eu não sei por qual motivo eu me distraí. Mas é aquilo, são coisas que acontecem, e que fazem parte da sua rotina, mesmo que você não planeje, aliás, quem é que planeja uma distração? No que eu estava pensando naquele momento que eu não foquei direito naquilo que eu precisava fazer? Você se dá conta do que fez quando vê o resultado do erro que você cometeu de uma forma que todo mundo está vendo.
Sobre a distração daquela segunda-feira, essa é uma coisa de que eu já falei no destaque aleatório de ontem, mas no ponto de vista mais de justificar o que aconteceu, do que eu explicar por que eu me distraio fácil. Coloquei uma imagem errada em um post, troquei a ordem que eu deveria colocar o material no ar, fiz um monte de coisas que eu não deveria ter feito, mas nem pensei naquele momento porque acreditei que já tinha feito o que precisava ser feito e não me dei conta de que não tinha feito. E se eu não me dei conta, é porque eu me distraí, aliás, quem nunca se distraiu?
Todos nós nos distraímos em algum momento, e são coisas que acontecem de maneira inconsciente. Quando a gente se dá conta, vê o resultado da distração e tenta consertar. Só nesse ano isso aconteceu comigo umas duas vezes, e em uma delas eu disparei uma hora da errata, que eu sempre faço toda vez que o erro que eu tento corrigir muitas vezes é irreversível e fica lá, registrado. Todos nós erramos, e não só de uma forma consciente. Os erros do inconsciente também fazem parte das nossas vidas.
Mas de uma coisa vocês podem ter certeza: talvez eu esteja menos distraído hoje. E eu não coloquei a imagem errada neste post. E eu juro que eu conferi linha por linha deste texto que eu coloquei no ar. Procuro ser menos distraído possível, mas é aquilo: sou um ser humano, e em algum momento, eu posso errar, mesmo que de uma forma inconsciente. Normal de todo mundo que se distrai. Normal de todo mundo que não é uma máquina em perfeito estado de funcionamento.
#31conversas
Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.