Image

2026 começa diferente

O que faz você afirmar que 2026 começa diferente de todos os outros anos?
,

O que faz você afirmar que 2026 começa diferente de todos os outros anos?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Começou um novo ano, e com ele a necessidade de mudar aspectos da sua vida, do seu trabalho, essas coisas que tem como um incentivo a virada de um ano que termina com metas atingidas – outras nem tanto – e o começo de um ano novo. E 2025 foi um ano um tanto quanto inesquecível para mim no sentido de que muita coisa mudou e eu preciso aproveitar os momentos. Foi o ano em que eu passei a ter um quarto próprio, o que mudou a minha rotina de uma forma sem precedentes, afinal, a partir do momento em que eu tenho um espaço dedicado, posso fazer o que eu quiser, administrando o tempo e a rotina de uma maneira que antes eu não conseguia fazer.

E eu diria: foi tudo muito rápido. E foi mesmo. Num instante, se passaram seis meses da mudança do quarto, e muita coisa foi adaptada do que ele um dia já foi. Ao mesmo tempo, quis colocar em prática os meus objetivos de ter mais tempo de trabalho e criatividade, afinal, eu passei a ter um espaço que antes eu não tinha. E eu posso dizer que deu tudo certo. Ainda vou mais além. E esse “mais além” se concretiza a partir do momento em que eu começo a colocar em prática muitas dessas coisas que até então eu não poderia fazer, e bem, tudo o que eu mais queria era arrumar o quarto, comprar algumas coisas, arrumar outras e ver no que é que dá.

É aqui que surge o conceito de “revolução criativa”. Conquistado o espaço, o momento é de construir o princípio e o método. Um método de trabalho que me permita ao mesmo tempo ter tempo para poder descansar e fazer o meu trabalho de uma forma mais leve. E quer saber de uma coisa? Deu tudo certo. E pensar que em um dado momento, eu não conseguia nem sequer dormir. Esse foi um momento que me deixou inquieto, principalmente nesses últimos dois meses do ano. Que eu consegui colocar um prumo. E me ajeitar da melhor maneira – se bem que eu ainda estou me ajeitando, mudanças de ciclo exigem adaptação.

Só por aí, por todas as coisas que eu vivi e todas as coisas que eu conquistei, já é motivo suficiente para o ano que começa ser diferente do ano que terminou. Porque conquistas começam assim, pequenas, e tudo o que você mais quer é consolidar, e mais do que isso, fazer com que elas se tornem grandes, que elas se tornem parte importante dos seus projetos. Eu me reorganizei para esse momento, eu fiz um monte de planos e organizei todos eles na forma de uma revolução criativa, que em algum momento do ano passado precisava começar, e ela já começou, está em curso, e não vai parar. Ela está em pleno movimento.

2026 começa diferente no sentido de que é preciso fazer melhor do que no ano de 2025. O ano da virada terminou com conquistas importantes, como o novo quarto e a necessidade de ser produtivo agora que você tem um ambiente para chamar de seu. Os planos foram feitos. As ideias estão prontas para serem colocadas em prática. Daqui para frente, é para sonhar mais alto, e eu tenho o direito de sonhar mais alto e conquistar o eu quero conquistar. É sobre o que você sabe fazer e o que você pode oferecer. O que importa é o agora, e agora, estamos em 2026. Não há mais tempo para errar, o momento é de colocar em prática o que foi planejado lá atrás.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  2. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos
  3. Luneta Sonora 221: 17 anos do Site: um sonho que insistiu em virar realidade
  4. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  5. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes