Image

2024 termina hoje. O que eu levo para 2025?

O ano de 2024 termina hoje. O que você quer levar desse ano para o próximo?

O ano de 2024 termina hoje. O que você quer levar desse ano para o próximo?

Pergunta feita por este editor

2024 termina me ensinando lições importantes que eu quero levar para o ano que começa amanhã. E eu queria levar tanta coisa para o ano que vem, que talvez só um post não fosse suficiente para enumerar as tantas coisas que esse ano me proporcionou. São coisas que deram certo, outras que não saíram como eu planejei, e no fim, eu tiro um saldo importante de muitas coisas que eu quero levar para a vida, e uma delas é justamente o mais importante dos aprendizados que eu levo para este ano: a de entender a realidade, que nem sempre ela é favorável para você, e você não necessariamente precisa se adaptar a ela.

Você é você, e as pessoas gostam de você do jeito que você é. Mas nem sempre é o suficiente para agarrar as oportunidades, que sempre estarão nas mãos das mesmas pessoas, que sempre serão fáceis para quem já está no topo. Quem está na base sabe o quanto é difícil a escalada. Sabe que nem sempre o que você aprende, o que você sabe, e o que você entende é o suficiente para quem já está lá. Eu poderia me conformar com isso, certo? Poderia, mas eu não vou. Se eu tenho os meus meios para escalar, eu me agarro a esses meios para chegar lá. Para não seguir um padrão. Para construir uma revolução. Para ser quem eu sou de verdade e chegar até lá sendo eu.

Sei que o caminho não foi mole nesse ano que termina hoje. E eu poderia dizer que eu cheguei cansado desse caminho. Mas nesse momento em que eu recarrego as energias para começar tudo de novo, eu diria para você que eu faria tudo novamente. Porque nada é fácil nessa vida e eu preciso aprender enfrentando a caminhada. Ao mesmo tempo que eu olho para baixo numa escalada que parece nunca terminar para mim, eu olho para cima em busca do horizonte que eu almejo conquistar. E quando eu chegar lá, as pessoas vão entender que eu cheguei até aqui graças aos objetivos que eu conquistei, e a bagagem que eu acumulei.

Eu vou levar várias lições e vários aprendizados desse ano que termina, e levo na bagagem que eu acumulei ao longo dos anos, diante de tantos desafios que eu enfrentei para chegar até aqui. Mas será que realmente eu cheguei ou ainda falta muito para dizer que eu cheguei? Se eu ainda não cheguei, não tem problema: estou preparado para os próximos passos. Pois se a batalha ainda não está ganha, ainda são necessárias várias lutas. E eu sei do caminho que eu cheguei e das batalhas que eu enfrentei. Levo tudo isso comigo para as minhas próximas batalhas. Que eu sei que eu vou enfrentar. Porque fazem parte da minha trajetória.

2024 deixa histórias incríveis, que eu contei do meu jeito, e nenhum padrão ou algoritmo pode me ditar o que eu devo contar. Eu conto o que eu vivo, eu compartilho as coisas que eu faço, eu mostro as coisas que eu gosto. São as minhas batalhas diárias. Os momentos que eu levo delas. Os sonhos pelos quais eu jamais vou desistir. 2025 chega com um novo horizonte à vista, de que as coisas serão diferentes. E para fazer esse ano que começa valer a pena, eu jamais vou deixar de lutar. E eu estou preparado para começar a contar mais um capítulo dessa história, do meu jeito, com a minha identidade. E eu conto com vocês para me acompanhar nessa caminhada, afinal, as maiores batalhas eu venci com vocês e por vocês.

E é isso que eu quero levar deste ano para o próximo. E levo desse ano que termina mais bagagem e experiência para as próximas batalhas que virão. O que eu mais fiz em 2024 foi isso: escrever, contar histórias, fazer arte, e 2025 promete muito mais, na certeza de que é isso que eu estou fazendo hoje que vai me levar mais longe. O que eu mais quero é seguir em frente e não desanimar, e eu vou precisar do apoio de vocês para continuar nessa batalha, afinal, não se vence uma batalha sozinho. Os próximos passos dessa batalha tão intensa estão próximos, e eu estou preparado. É essa força de vontade que eu levo para o ano que começa. Pode levar o tempo que for, eu irei vencer.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo