Image

Que os ruídos não atrapalhem

Como lidar com ruídos na comunicação para manter a mensagem clara?

Como lidar com ruídos na comunicação para manter a mensagem clara?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Tudo o que você mais quer é conversar com clareza. Mas alguns obstáculos fazem com que as pessoas não entendam o que você quer dizer. A comunicação quando bem realizada supera todos os ruídos que aparecem, e não são poucos. Quando eu falo em ruídos, falo não somente do barulho da obra, não somente do barulho do movimento da rua, não somente do som alto. Ruído é tudo aquilo que atrapalha ou interfere na comunicação que a gente precisa realizar. São ruídos que vão desde um erro de digitação até uma crise de ansiedade – sim, até isso é um ruído e eu vou explicar melhor a seguir, quando explico melhor o que são os ruídos da comunicação e como lidar com eles.

Os ruídos da comunicação são divididos em quatro categorias principais, e quero responder esta pergunta falando sobre cada categoria de ruído, que sim, não é só algo que vai te dificultar de ouvir uma conversa, e é aqui que temos a primeira categoria de ruído que é aquele mais literal, o rúido físico. É o som alto do vizinho, o barulho da rua, a conexão de Internet que tá ruim, aquelas coisas que cortam a fala e dificultam a recepção da mensagem. Já o ruído psicológico é aquele que está na nossa mente, o nome já sugere. Tem a ver com as emoções, pensamentos e preconceitos, com a nossa falta de atenção, distração e ansiedade, esse o maior ruído de todos que eu tenho.

E o ruído semântico? Sabe quando você usa uma linguagem muito rebuscada e muito específica para falar de um assunto do seu interesse? É sobre isso. É um ruído comum na comunicação de uma marca. São erros de tradução que mudam o sentido da mensagem, palavras de duplo sentido que podem ser interpretadas da maneira errada, jargões técnicos que é uma coisa que publicitários como eu usam muito… Posso falar de coisas específicas usando termos técnicos em um post aqui do site, sabendo com quem eu estou falando ao mesmo tempo que posso receber visitas de pessoas curiosas em saber sobre o tema que eu estou tratando e querem saber mais, mas elas podem ser complicadas de entender se eu usar em uma conversa de bar.

E por fim, temos o ruído fisiológico, algo que eu passei quando da emergência médica e até agora eu estou pensando em como reconstruir toda a rotina já com as novas ferramentas que eu estou adicionando, além do ambiente físico. O ruído fisiológico pode ser provocado por problemas de audição, visão, cansaço, doenças que afetam a voz. Em alguns momentos você precisa parar, como eu precisei parar na ocasião da emergência médica, quando eu não conseguia fazer absolutamente nada, e por conta disso o site teve que passar por dias de reposição até ter a agenda realinhada. Foram vários dias feitos em um dia.

Quem trabalha com comunicação, não importa qual ela seja, precisa ficar atento com os ruídos que aparecem o tempo todo e não necessariamente são uma buzina de um carro que apita lá fora ou um grupo de pessoas conversando. Mas também são aqueles ruídos que existem dentro de você e você precisa conter. Você precisa lidar com os ruídos com calma e a certeza de que você consegue transmitir a mensagem com clareza apesar de tudo, afinal, a gente vive em um mundo agitado e tem vezes que os ruídos que vem de todos os lugares atrapalham. Mas você precisa comunicar, e precisa lidar da melhor maneira possível para que os ruídos não atrapalhem e você precise entregar a sua mensagem.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile