A população do seu bairro, aliás, da cidade como um todo, tem qual visão do papel de um vereador?
Pergunta feita por este editor
Vamos começar entendendo o que é o papel de um vereador, para quem não sabe: é o cargo legislativo municipal, no nível, por exemplo, de um deputado estadual quando se trata de um estado, e de um deputado federal quando se trata do país. É o começo natural da carreira de vários políticos, quando querem começar de uma maneira convencional, afinal, sempre vai ter alguém que quer começar de cima. Muitos ficam sucessivos mandatos, outros vão um pouco mais longe. A função deles é de criar leis e fiscalizar o poder executivo, embora sempre tenha a base do prefeito e muitas vezes ninguém sabe se estão mesmo fiscalizando o executivo.
A título de exemplo, a cidade de João Pessoa tem atualmente 27 vereadores. Como a população aumentou um pouquinho e a cidade tem atualmente quase 900 mil habitantes, a eleição deste ano escolhe 29 vereadores. Por motivos lógicos, não dá para escolher um vereador por bairro, afinal, os bairros de João Pessoa são 64. É nessa que muitos candidatos se projetam pelos bairros onde moram, e como não dá naturalmente para representar apenas um bairro isoladamente, você então escolhe representar uma região mais ampla. Mas sabe que, na Câmara Municipal, os interesses que você tem que representar e defender são os da cidade como um todo.
Outros candidatos a vereador não representam necessariamente os bairros onde moram, mas sim bandeiras, tipo causa animal, minorias representativas, segurança pública, e por aí vai. E por elas se elegem representando os interesses desses grupos que muitas vezes buscam ter voz em alguma esfera de poder. Junte esses representantes, mais os dos bairros, mais aqueles de interesses gerais, e você tem a Câmara Municipal. E apoiando um ou outro candidato a prefeito e ao mesmo tempo as suas ideologias políticas aos quais uns tem e outros não, essa Câmara se divide entre os vereadores de situação, ou seja, os que apoiam o prefeito no poder, e da oposição, que não o apoiam e sempre aproveitam as oportunidades para dar um toque no que pode estar errado.
Essa é a definição geral do que é uma Câmara Municipal. Mas será que os eleitores estão fazendo as escolhas corretas? Muitas vezes ele não escolhe um candidato a vereador por afinidade política que nem escolhe um candidato a prefeito, que é a cabeça de um grupo político com vários partidos atrás dele. É nessa que muitas vezes o pessoal sempre quer trocar o voto por algum favor ou emprego, o que não deveria ser normal quando se trata de uma eleição com amplas responsabilidades como é a eleição para a escolha dos representantes da cidade, que estão diretamente envolvidos com muita coisa que você precisa utilizar, como o posto de saúde, a escola do seu filho, o ônibus que te leva para o trabalho, entre outras coisas.
A visão de um vereador na teoria é a que eu citei, mas a maioria da população, até pela falta de informação ou de consciência política, entende o papel de um vereador de outra forma, pensando no individual, na vantagem para si mesmo, em vez do coletivo. E é a forma como as escolhas são feitas, se é que se pode classificar como escolhas, que muitas vezes os resultados das eleições criam bancadas que não refletem os interesses gerais da cidade. Afinal, não adianta reclamar das leis que são aprovadas contra esses interesses gerais, se essa é a consequência das escolhas que são feitas pelos eleitores, que precisam entender o funcionamento dos organismos de poder de uma cidade.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: