O que leva alguém a julgar ou ofender o seu semelhante?
Talvez o preconceito exista não por conta apenas das aparências e sim pelos nossos próprios individualismos. As pessoas acreditam demais em uma suposta perfeição ou um suposto poder que muitas vezes não têm. E que nem existe.
As pessoas que nutrem algum tipo de preconceito fecham os olhos, e criam conceitos sem fundamento, sem nem conhecer o seu semelhante, criando muros e barreiras invisíveis. Assim, as pessoas preconceituosas querem se isolar nessas falsas fortalezas da perfeição que só existem em suas mentes, se afastando e falando mal das pessoas que consideram inferiores, por se considerarem superiores. Pior do que ter uma visão pequena do mundo é simplesmente fechar os olhos, e se isolar como se em seu mundo, e apenas em seu mundo, a perfeição máxima existisse.
Todas as formas de preconceito são absurdas e inconsequentes. A grande maioria das formas de discriminação esconde as suas reais razões de existirem, o que os torna mais absurdos ainda. Então, para quê os preconceitos existem, a quem interessa que eles continuem? Quem age com preconceitos precisa refletir muito.
A melhor forma de acabar com todos os preconceitos é aceitando e respeitando as diferenças. Entender que cada um de nós é único e que são essas diferenças que nos identificam. O que seria do mundo se todos fossem iguais? Seria muito chato. Assim, conhecendo as pessoas e o jeito diferente de ser de cada uma delas, a gente aprende a respeitá-las como elas são.
Exercício de Redação e Expressão Oral feito por mim no segundo período na faculdade, entregue em 30/08/2010.