Image

Equilíbrio e personalidade

Como você equilibra o uso de ferramentas automáticas com o toque humano que dá personalidade ao seu trabalho?

Como você equilibra o uso de ferramentas automáticas com o toque humano que dá personalidade ao seu trabalho?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Foi-se o tempo em que a comunicação digital era feita praticamente na unha, e por conta disso, demorava para entrar no ar. Era muita pesquisa para fazer, muito texto para redigir, muita coisa que terminava pelo caminho, horas e horas para elaborar ideias, manter o site em ordem, e um monte de coisas que a gente pensa: como a gente gostaria que as coisas fossem mais fáceis do que eu acredito que elas são. Pois bem, as facilidades que a gente acreditava serem impossíveis há menos de dois, três anos atrás, estão ao nosso alcance para garantir que mesmo com tudo isso, o nosso conteúdo tenha personalidade e não seja só mais um entre milhares perdidos na rede.

Criar um conteúdo com personalidade exige trabalho e esforço, mas hoje em dia, as coisas estão muito mais fáceis do que eram antigamente, e em termos de avanços de tecnologia, quando eu falo em “antigamente”, não falo sobre um intervalo de 20, 30 anos. Até o que se fazia há dois, três anos atrás, e ouso dizer, até o ano passado, se enquadra nesse conceito de “antigamente”. A tecnologia avança de uma maneira muito mais rápida do que se imagina, o tempo passa, e até o que se faz nos dias de hoje pode se tornar obsoleto amanhã. Um texto que levava dias para ser redigido pode levar horas, com recursos mais avançados de pesquisa.

O que antes estava inacessível e ao mesmo tempo era inimaginável para nós há pouco tempo atrás, faz parte da nossa rotina hoje. E a gente já não imagina viver mais sem essas facilidades. Elas transformam a maneira com o qual a gente trabalha com conteúdo todos os dias. De início a gente tenta entender se aquilo tudo faz sentido, até incorporar essas ferramentas a nossa rotina de trabalho. Se ontem a gente usava o Google para praticamente tudo, hoje podemos usar as ferramentas de inteligência artificial, por exemplo, que podem ajudar em várias coisas em todas as pontas da linha criativa de um projeto, é só saber treinar essas ferramentas para evitar entregas genéricas, afinal, as pessoas notam quando um texto é genérico demais.

As facilidades são enormes hoje em dia, desde o uso de ferramentas de compartilhamento de posts, até o uso da inteligência artificial para geração de conteúdo um pouco mais analítico, que exigiria bem mais da gente que quer entregar um conteúdo mais ágil e ao mesmo tempo consistente para ser compreendido por quem está do outro lado da tela, procurando o que deseja. Nesses tempos de hoje, como podemos equilibrar essas ferramentas automáticas com o toque humano, que é o que os usuários esperam. Ele está mais exigente e não quer ler coisas genéricas. Espera um conteúdo único e com personalidade.

As facilidades são grandes, e eu sei disso. Por isso, é fundamental reafirmar a linha editorial e fazer com que essas ferramentas trabalhem entendendo o que você faz. E tudo o que você precisa fazer é basicamente isso: entregar conteúdo de valor e com personalidade, que faça com que as pessoas entendam a sua linha editorial e sua marca registrada. O equilíbrio é fundamental para todos esses aspectos. E é por isso que não se pode ignorar a importância dessas ferramentas que vão surgindo ao longo do tempo, para que você atenda com eficiência as necessidades do seu leitor, que procura conteúdo de qualidade.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile