Existe alguma tecnologia que você abandonou por atrapalhar mais do que ajudar?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
A tecnologia te ajuda em muitas coisas, como resolver todas as paradas possíveis em menos de um dia, e economizar o seu tempo em tantas outras. Tudo o que ela não pode fazer é substituir coisas que tem a sua personalidade. Eu preciso redigir os meus textos. Eu preciso dar o meu toque nas minhas coisas. E aqui está uma das coisas que a tecnologia, definitivamente, não pode me substituir. É sobre as coisas que tem a sua personalidade acima de tudo, nos textos que você escreve, nas criações que você faz, em outras palavras, em tudo. Ela é uma assistente, uma auxiliar, não alguém que te substitui em tudo.
E se tem uma coisa que é verdade, é que tem coisas que a tecnologia não ajuda tanto.
Durante um ano, gerei os textos de chamada dos links das redes sociais usando inteligência artificial, com base nos textos dos próprios posts, utilizando a ferramenta de compartilhamento que atualmente distribui os links dos posts em todas as redes sociais, coisa, aliás, que a ferramenta faz há quase cinco anos. Vira e mexe sempre tem uma novidade, e a do ano passado foram as legendas de divulgação mais dinâmicas, em vez de ser apenas o título dos posts, como é atualmente. Mas tá, por que é que um formato que parecia tão promissor deixou de ser de uma hora para outra? Simples: a máquina que não me entendia.
Essa ferramenta, que nada mais era do que um filtro por onde o texto do post passava, e com base nele fazia um resumo de até 280 palavras ou menos, apontava de vez em quando algumas incongruências, outras tantas ele juntava as palavras e não deixava espaço nenhum, e por aí vai. Isso sem contar quando a ferramenta exagerava e ultrapassava os limites que eu estabelecia. Se isso acontecia, isso era facilmente notado no X (antigo Twitter), que tem o limite de 280 caracteres, e qualquer coisa que ultrapasse esse limite é cortado pela ferramenta de compartilhamento. Vários foram os textos que terminavam em reticências.
Foi assim por um ano inteiro, e bem, foi bom enquanto durou. Hoje a ferramenta de compartilhamento gera apenas os títulos dos posts. O básico, mas para tudo se dá um jeito quando essa mesma ferramenta de compartilhamento se aperfeiçoar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.