Como você equilibra o uso de tecnologia com a sua intuição criativa?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Tem coisas que a tecnologia pode te dar um suporte. E outras tantas que a inteligência artificial não pode te substituir. E em algumas outras tudo isso pode te ajudar. Se tem uma coisa que nem a tecnologia, nem a inteligência artificial podem te substituir, é na sua intuição criativa. Ela é só sua. Ela é algo que diferencia o que você faz do que o que os outros fazem. E como você equilibra o uso da tecnologia que está ao seu alcance com a sua intuição criativa, que é algo que vem de você? Essa é uma das coisas que fazem eu me deparar com uma realidade que eu não esperava encontrar até bem pouco tempo atrás. Sempre falei sobre o quanto a tecnologia faz com que o tempo passe em um instante e as coisas avançaram rápido.
Se tem uma coisa que as pessoas notam, é a personalidade de uma criação. Hoje em dia, até mesmo quem não entende de inteligência artificial reconhece de longe uma obra feita com inteligência artificial. É o que eu estou fazendo excepcionalmente com as artes de chamada das #SetePerguntas desta semana, onde as imagens que aparecem são prompts de inteligência artificial com as palavras de base das perguntas. Se eu quero uma imagem que envolva tecnologia e intuição criativa, ela está envolvida nesta imagem de forma intencional. Mas não fui eu que criei com as minhas próprias mãos. E isso as pessoas notam.
É por isso que eu não costumo utilizar imagens de inteligência artificial com muita frequência nos posts do site. Porque eu tenho as minhas artes autorais e o que eu mais quero é justamente isso, que elas brilhem. A inteligência artificial generativa tem um pouco de várias obras humanas, de várias fotos tiradas por humanos. De coisas que o computador só sabe que existem porque foram os humanos que alimentaram. Até posso usar inteligência artificial em algumas ideias e textos, como tem sido nas perguntas desta semana, ou em artes de rede social, mas eu tenho certos limites, algumas reticências, e poucas reservas em relação ao uso da inteligência artificial. É uma coisa para se entender antes de simplesmente se ter um pé atrás.
Eu procuro equilibrar o uso da tecnologia com a minha intuição criativa, afinal, eu entendo que ela pode me ajudar mais do que me atrapalhar, e reforçar essa intuição criativa. O texto e os desenhos são prerrogativas exclusivamente minhas. Sempre faço questão de que o meu trabalho seja autoral, até pelo fato não só do site levar o meu nome, mas pelo fato também disso ser um componente que te traz várias responsabilidades sobre como o seu nome vai ficar conhecido para as pessoas. Porque o que te faz ser conhecido para as pessoas são as coisas que você entende, as coisas que você sabe fazer. Como você torna realidade o seu mundo.
A criatividade é uma coisa que nenhuma máquina ou tecnologia, por mais avançada que elas possam ser, conseguiu reproduzir com a mesma eficiência de um ser humano. Qualquer coisa que um ser humano faça, ele deixa a sua impressão digital. E isso até mesmo digitalmente. O papel, o computador, um bloco de notas, um caderno, o que quer que você tenha na sua mão e no seu alcance nesse momento, são ferramentas para você desenvolver a sua intuição criativa. Nada mais do que isso, ferramentas. Que são um importante apoio para tornar realidade a sua criação. Que é algo seu, só seu, e que ninguém vai tirar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.