Image

#ContentTalks: Leve com leveza

Dezembro é um mês em que, apesar de todo o fluxo, tem sido leve com leveza.

Se tem uma coisa que todo mês de dezembro promete é ser intenso. E muitas vezes eu fico receoso do volume de trabalho que eu posso pegar, diante de uma agenda regrada em praticamente todo o ano. Ok, tem certas coisas que podem até trazer um certo receio de como é que as coisas podem fluir, mas eu te digo: este é um mês em que, apesar de todo o fluxo, tem sido leve com leveza. E por que eu considero assim? Porque tornei esse mês uma tradição pelas coisas que ele traz, e diante das experiências que eu acumulei, fiz com que as coisas se tornassem mais leves. Afinal, o que pode atrasar um trabalho não é o seu fluxo.

O que pode atrasar um trabalho é um problema técnico severo, igual aquele do mês passado, lembram? Ali eu tive que fazer dois dias em um, dentro de um protocolo que eu adotei de que antes de começar o dia de hoje, você precisa concluir o dia de ontem, e eu posso dizer que foi mais difícil do que qualquer dia do mês de dezembro. Afinal, apesar de toda a intensidade que o mês de dezembro traz, eu consigo concluir cada dia muitas vezes até mais cedo do que em outros dias de outros meses. Afinal, o que isso significa? É justamente a espera por esse momento que explica como tornar um mês de demanda intensa em algo leve com leveza.

E a chave para explicar isso está no planejamento, em especial da projeção que você faz das coisas que vai levar ao ar, tanto aquelas que você cria, quanto aquelas que dependem de outras fontes. Ao mesmo tempo, eu conto com o imponderável, justamente pelo que vem das outras fontes. Você sabe o que esperar de um mês de dezembro, embora não saiba o resultado de cada coisa daquilo que esteja esperando, como a cor do ano, por exemplo. É projetar de antemão quando cada item vai ao ar, mas não saber exatamente o que vai ao ar porque além de serem coisas que não dependem de você, você espera pelo fator surpresa, junto com os leitores.

Talvez esse fator surpresa seja uma coisa que explique porque esse mês de dezembro é tão tradicional ao mesmo tempo que é tão imprevisível em termos de conteúdo: você sabe o que esperar, mas não exatamente o que esperar. E é aí que também está um pouco da graça desse mês tão intenso, pelas coisas que você espera, pelas coisas que você não espera, e também tem um componente especial: você também comemora. É o clima das festas de fim de ano, do aniversário do site, de olhar para trás e ver o que aconteceu, o que você construiu, e da certeza de que você fez um ano incrível, e quer celebrar com as pessoas. E a minha celebração é pelo mês inteiro.

Dezembro é um mês onde você pode testar novas fórmulas, fazer coisas novas, enfim, ir testando, para levar o resultado desses testes e experiências para a sua rotina no próximo ano. E de tão marcante, você quer que todos os outros onze meses do ano sejam um pouco o que dezembro é em termos de assuntos e intensidade. É isso que eu quero levar para os próximos meses, para o próximo ano, e diante das mudanças que vão acontecer aqui em casa, estar pronto para o que é novo e para o que é dinâmico, dentro das coisas que você faz, na certeza de que este vai ser mais um mês de dezembro que eu levo experiências incríveis, e onde eu esperava volume, enxergo cada dia leve com leveza.

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Sair da versão mobile