Você investe consideravelmente nos recursos de edição no blog, mas precisa do básico: conteúdo. E nada em termos de conteúdo pode faltar para evitar que você fique um dia sem atualizar, afinal, planejamento e conteúdo não custam nada e fazem toda a diferença em um trabalho estável. E nesses últimos dias eu pude experimentar um pouco disso, ou melhor, começar a experimentar, já que aos poucos eu vou tornando rotina um fluxo cada vez mais consistente de produção.
E desse fluxo de produção mudanças fazem parte, como alterar o tema das quintas-feiras ou o posicionamento dos destaques aleatórios de domingo, isso porque você montou uma grade de programação ao longo do ano e vai aperfeiçoando essa programação que você montou lá atrás conforme você encontra as necessidades. No fim você se acostuma com a organização que você mesmo estabeleceu. Isso não dá uma satisfação enorme?
Dezembro é o mês de experimentar algumas coisas novas – e janeiro também, de uma certa forma. Porque uma programação sem mudanças fica chata e engessada e é necessário oxigenar muitas vezes. E isso faz parte do planejamento, que não se confunde com comodismo. Trabalho não pode ser uma coisa desorganizada e bagunçada – ok, é tudo a mesma coisa, mas é isso que eu queria enfatizar.
Desse modo eu vou mantendo o que eu construí o ano todo em dezembro, com algumas modificações, mas sempre levando em consideração que alguma coisa ficará de herança para o ano que começa no próximo mês, afinal, como eu sempre dizia, dezembro é um divisor de águas e traz esse conceito de se reinventar de uma forma constante.
Esta é apenas a primeira segunda-feira de dezembro. E bem, vamos ver o que os próximos dias trarão. Mas de uma coisa você pode ter certeza: tudo vai ser diferente. Já está sendo. E para que seja diferente, é necessário fazer acontecer, com planejamento e conteúdo. E isso não custa nada além de tempo. Ainda bem que pelo menos essa parte eu pude otimizar.
E assim vou oxigenando o blog todos os anos. Sempre tendo dezembro como ponto de partida.