Image

#ContentTalks: erros e lapsos fazem parte

Erros e lapsos fazem parte de um trabalho intenso, e simplesmente acontecem. São notados e corrigidos para que não se repitam. Afinal, somos humanos.

De um mês para cá, quis elevar a intensidade do trabalho com quatro posts diários, mas erros e lapsos fazem parte e terminam muitas vezes sendo percebidos muito tempo depois. Cito duas situações que eu consegui contornar na base da justificativa, afinal, os erros aconteceram, foram vistos e não dá para fingir que não acontecem. Mas já que acontecem, você torna os erros parte de todo esse processo de adaptação e fala sobre eles.

A primeira situação eu contei na minicoluna da semana passada: produzi três banners de vinheta do blog – que eu chamo de site graphs – com um erro de elemento que eu só fui perceber na quarta arte. Isso porque eu não tinha apagado completamente um elemento no Canva, onde uso várias bases de arte – você percebe, por exemplo, que elas são padronizadas em vários temas e outros não.

Mas o erro foi notado. Tá lá, várias outras comunicações, como divulgações de post e afins, já haviam ido ao ar. Repare uma falhazinha nas artes no canto direito para o meio.

site graph 398
site graph 390
site graph 362

Se você não encontrou, ele está aqui. E fico contente por você não ter reparado, o que mostra que são apenas detalhes e que isso é insignificante. Tanto que as artes foram mantidas e foram feitas divulgações dos posts com elas, inclusive os posts do Instagram e das demais mídias sociais.

erro nas site graphs

Artes trocadas

E depois, o “vazamento” da arte 034 na semana passada nas artes da semana no blog. É um erro que não costuma acontecer, mas aconteceu por causa da iniciativa de fazer cinco desenhos em um dia – bem como os materiais de divulgação deles.

A divulgação do desenho 033 do caderno de #96folhas aconteceu corretamente nas redes sociais na semana correspondente, a semana 33 (11 a 17 de setembro), mas no post seguinte, o da semana no blog em questão, foi ao ar por engano a arte da semana 34 (veja abaixo), que foi ao ar na semana seguinte (18 a 24 de setembro). No que foi compensado incluindo nas capas do resumo da semana 34 o desenho que havia ido ao ar na semana 33. E com todas as justificativas.

Mas agora, tô muito mais atento. E o que causa essas desatenções muitas vezes é a intensidade. De entregar os trabalhos num curto espaço de tempo. E no fim a gente nem nota os erros, apenas uns bons dias depois.

Mood Ultima Hora

Mas como eu estava falando, o blog entrou num mood Ultima Hora – um extinto jornal brasileiro da década de 1960, e o nome do jornal era escrito assim mesmo, sem acento agudo no U, para simbolizar que era uma publicação sem tempo para ajustes detalhistas, já que era sempre feito de forma urgente.

Eu sou muito atento a gramática, ortografia, essas coisas. E a gente aprende assim, na prática. E é desse jeito que vou melhorando por aqui. Afinal, erros e lapsos fazem parte e não somos perfeitos, apenas para dizer que não somos perfeitos o tempo todo. Nem somos, para falar a verdade.

Fora que vira e mexe tem momentos em que eu esqueço de colocar o banner do post, e na maioria das vezes eu já fiz aquele banner. Claro que depois de notado tudo é regularizado, isso desde que passei a divulgar os posts no Instagram, fazendo com que eu abra link por link para copiar, mas não sem antes conferir cada post.

Erros são notados e corrigidos para que não se repitam. Afinal, somos humanos. E como humanos, estamos sujeitos a errar.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile