Você já sabe que esta é a semana 34 e no final dela é o dia do meu aniversário, então, esta é a minicoluna pré-aniversário. Para quem dizia no post anterior que estava sem ideia, de repente a cabeça fluiu. Mas eu já vinha pensando nisso mesmo.
É a minicoluna pré-aniversário, mas poderia ser a minicoluna da abertura da primavera. Mas como o que vale são os “feriados” do editor, esta é a minicoluna pré-aniversário. Publique-se e cumpra-se.
Estes são aqueles destaques aleatórios que você só lê aqui, na minicoluna de toda quarta-feira, trazendo aquelas pílulas de conteúdo que se juntar tudo, realmente, dá uma coluna mesmo. Mesmo que você não tenha ideias.
Mas já que elas fluiram…
Antes de começar…
Perdeu a minicoluna da semana passada? Clique aqui.
Agora sim, vamos começar a minicoluna de hoje. Porque além das ideias, existem os lapsos.
Lembra da treta?
Na semana passada, contava sobre a treta do Facebook. Eles seguem não querendo resolver os problemas que impedem o pleno uso da página do Blog Josivandro Avelar na rede social.
O que acontece é que eu iria mostrar a imagem da caixa de diálogo da discórdia e simplesmente esqueci na semana passada. Então…
Isso aparece quando eu tento fazer uma coisa que não deveria nem ser barrada pela rede social: compartilhar uma publicação no meu próprio perfil, que é de administrador.
E olha que ele dá a opção de “Discordar da decisão”, mas como eles tomam as decisões de forma arbitrária, não fazem nada. Querem te obrigar a aceitar uma decisão porque eles estão certos e você está errado.
Mas não tem problema!
Encaminhei a ocorrência ao Consumidor.gov.br, porque o Facebook não iria fugir das respostas para os órgãos competentes.
Cogitei encaminhar ao Reclame Aqui, mas eles simplesmente não estão dando respostas a ninguém que reclame dos problemas que acontecem lá. Muita ocorrência é registrada lá, e de uns tempos para cá não respondem.
Então recorri a solução governamental.
Dois pesos, duas medidas
Enquanto o Facebook implica com um domínio e com uma página que nunca lançaram um spam na vida, deixam a porteira aberta no Instagram para que perfis de divulgação continuem floodando as publicações com comentários automatizados que pedem que você promova para um determinado perfil.
Esses comentários são acionados em publicações de determinadas hashtags.
Isso aí rola solto no Instagram e a Meta – que também é dona do Facebook – não faz absolutamente nada. E olha que isso aqui claramente viola os termos de uso da plataforma.
Problemas de produção acontecem
Três site graphs criadas na mesma base vieram com uma setinha cinza no canto esquerdo do meio. O editor não percebeu que eram elementos perdidos no Canva, onde são feitas as artes. Abaixo, as artes onde a setinha apareceu do mais absoluto nada.
O editor não se lembra de onde essa setinha veio, mas identificou que era parte de um elemento e já removeu da base.
Estamos sujeitos a erros
As publicações do blog são postadas quase sempre na mesma hora do dia, entre 17 e 20 horas. E muitas vezes as artes são feitas em cima do laço, pensando no contexto do post.
E bem, este é um blog de um publicitário feito no modo Ultima Hora – o próprio nome do extinto jornal era sem acento de propósito, porque:
O nome do jornal (Ultima Hora) vinha impresso imitando letras manuscritas e a letra “u” vinha sem acento agudo; o objetivo era dialogar com a proposta do jornal de ser escrito sempre com os fatos mais recentes e de ser feito sempre de forma urgente, sem tempo para ajustes detalhistas.
Artigo na Wikipedia sobre o jornal Ultima Hora.
Mas não é só isso!
Olha que sou só um para lidar com várias coisas no blog.
Vamos de arte digital em vídeo?
Todo dia tem arte digital nas redes sociais do blog.
E eu nunca mais vou dizer que…
“Eu não estou satisfeito ainda”.
Porque eu não estou satisfeito ainda. E talvez nem precise mais repetir.
Clássico do Blog Josivandro Avelar
E quarta-feira é dia do clássico no Blog Josivandro Avelar. As artes de junho – acredite – ainda não acabaram.
Siga-me…
No Instagram – e nas demais redes sociais – em @josivandroavelar. E no Twitter, em @josivandro.
Próximo de 34…
E bem, esta foi a minicoluna desta semana 34 que termina com o editor completando 34 anos neste sábado. Com a mesma vontade que eu sempre demonstrei na semana passada, quando quis fazer uma minicoluna com vontade. E consegui.
E por hoje é isso. Com a vontade de quem quer mudar o mundo, a minicoluna volta na próxima quarta-feira. E vamos que vamos!