Vocês puderam perceber que os três primeiros posts do dia foram ao ar próximo de uma hora da manhã, ou melhor, nem deu uma hora da manhã e eu já tinha atualizado a maior parte do site, afinal, são sempre quatro posts diários, raros são aqueles dias que chegam a cinco, e quando chegam, é um mês de dezembro de posts especiais ou um janeiro de Bloganuary. Todos os modos são pensados, todos os meios são testados. E cheguei o mais próximo de uma atualização de jornal para testar ferramentas, e quem sabe, me acostumar com a madrugada para atualizar o site sem me preocupar com o restante do dia, se eu vou ter tempo ou não para administrar. Afinal, o dia de hoje pode até ser tarde para quem vai dormir, mas depois da meia-noite é outro dia. E então, resolvi começar cedo ou tarde?
Tanto faz, afinal, até as 23 horas e 59 minutos pode ser tarde para um dia que não acabou. Mas depois da meia-noite, já é outro dia, e aí o jogo vira, afinal, já está cedo demais, e o dia começou há poucos minutos, afinal, eu trabalho mais com o conceito do calendário do que com o relógio biológico. Mas tem momentos, e essa é a segunda vez que eu aplico esse entendimento no meu site, que eu utilizo a madrugada para atualizar o site afim de testar elementos indispensáveis a distribuição do site. Mas tudo isso vai além. E é aí que você vai perguntar para mim: que efeito isso gera para cá em termos de visualizações ou outros resultados que eu venha a obter? Vamos entender melhor tudo isso e pensar se a madrugada foi realmente feita para se atualizar o site.
Teve um dia que eu atualizei o site de madrugada para testar a ferramenta de notificações push que não estava funcionando direito, no que eu recomendo que, se você não está recebendo as atualizações do site através delas, toque no sininho e inscreva-se novamente, daí sim você pode voltar a receber as atualizações regulares do site, não importa a hora que eu vá colocar um conteúdo no ar. Eu posso garantir que tudo está funcionando direito, só tive que trocar o sistema para possibilitar que a ferramenta funcione de forma eficiente. O que não estava acontecendo. Não quis esperar a manhã do outro dia para testar, só me restava a madrugada para isso, e bem, eu fiz. Mas em algum momento, eu ia atualizar de madrugada de novo, não é? Pois bem, foi hoje!
E a atualização desta madrugada foi para testar a ferramenta de compartilhamento de mídias sociais, que eu queria muito aperfeiçoar por entender que eu precisava melhorar o modelo que eu empregava antes. Tive que trocar um prompt da ferramenta de compartilhamento dos posts por conta do Twitter cortar o texto do compartilhamento que é programado para ir ao ar toda vez que um post é compartilhado, afinal, a rede tem um limite de caracteres e se você ultrapassa esse limite, ele corta. Daí eu tive que aperfeiçoar a cada post que eu colocava no ar, e bem, eu acredito que eu cheguei ao modelo que eu esperava chegar, não é? É o que vocês verão nas minhas redes sociais quando este post for compartilhado, a menos que você tenha chegado até aqui através dele.
Se eu estou começando cedo ou tarde? Depende do seu ponto de vista. Este também é um modo de entender como a audiência corresponde, afinal, em algumas redes sociais, os posts são compartilhados no início da manhã, afora que isso também influi na própria newsletter. Uma hora eu vou voltar a atualizar com regularidade nas madrugadas, talvez não mais por causa de testes que eu precise fazer, mas por me sentir mais produtivo a essa hora mesmo, como um modo de aproveitar o restante do dia para fazer outras coisas que estavam pendentes, e não passar uma sensação de correria, afinal, o dia começa de meia-noite, e quando você for dormir, ainda é o dia, sem aquele conceito básico do que é ontem e do que é hoje baseado na hora em que você vai dormir.