Image

#ContentTalks: A gente lida, a gente aprende

A gente lida, a gente aprende com as surpresas que acontecem no trabalho que a gente faz.

Toda semana é assim: a gente imagina que começa de um jeito e assim vai ser a semana toda, mas sempre acontece alguma coisa que surpreende, e vira todo o nosso planejamento de cabeça para baixo, porque a primeira coisa que a gente precisa fazer naquele momento é sair daquela situação difícil da melhor maneira possível. É tipo o caos da semana passada, que alterou de forma substancial elementos do layout e da edição do site como efeito do conserto que foi realizado aqui nesses últimos dias. A gente lida, a gente aprende com as coisas que acontecem, porque sabe que é da surpresa que vem as mudanças que a gente muitas vezes precisa fazer e nem sempre pensa nisso porque não trata como prioridade absoluta. Mas que aquela prioridade existe, ela existe. E não tem como ficar postergando.

Afinal de contas, o que você lá atrás pode considerar a coisa mais insignificante, talvez seja a coisa mais necessária a ser feita diante de atualizar vários aspectos do seu trabalho, e fazer com que tudo na vida tenha a sua primeira vez, por mais que você acredite que a primeira vez nunca vai acontecer. E bem, ela aconteceu, quando do problema técnico da última quarta-feira, que me levou pela primeira vez a atrasar a conclusão da agenda de um dia para o dia seguinte, de modo que não se cogitou em nenhum momento cancelar essa agenda. A minha agenda pode ter atrasado, é verdade, e essa é a primeira vez que isso aconteceu e por conta de um problema que era prioritário ser controlado, mas não ficou um buraco na quarta-feira: o que tinha que ir ao ar naquele dia, foi, mesmo que no dia seguinte.

Readequar o site, talvez não da maneira que ele era, mas melhor do que ele já foi, não foi uma coisa que foi feita do dia para a noite, e sim levou dias, porque não é algo simples, tinha que ser tudo meticulosamente programado para ser de um determinado jeito. Hoje eu já não precisei fazer absolutamente nada, agora que os dois sites – este aqui e o do podcast – estão praticamente padronizados. Um pegou as características do outro, e talvez essa seja a primeira vez que isso aconteceu em menos de um ano da existência do site auxiliar. Muita coisa teve que mudar, visto que as configurações anteriores estavam bem destrambelhadas. Para isso, o tema do site principal, que era onde o problema estava, teve que ser resetado. Foi assim que eu consertei o problema que tinha deixado o site fora do ar na noite da quarta-feira.

E bem, para além desse, tem outros sites para cuidar, que como bem disse, passou a ser um serviço restrito para clientes de extrema confiança. Quando você cuida de projetos de pessoas que confiam no seu trabalho e te valorizam, o patamar das coisas muda. Porque você consegue administrar melhor o tempo quando as pessoas já tem um objetivo definido e precisam de você justamente para tornar o objetivo que elas idealizaram realidade, sem tomar muito do seu tempo, sabendo que você precisa de tempo para cada projeto. Não pode ser uma coisa impossível de administrar. E a gente lida com a prática como as coisas acontecem, aprende desse jeito como as coisas são, afinal, nenhuma teoria que eu conheça pareceu ser capaz de reproduzir o fator surpresa da prática.

A gente lida, a gente aprende com as surpresas que acontecem no trabalho que a gente faz. Das tantas coisas que são necessárias de se fazer, e que para aprender, muitas vezes precisa lidar com o fator surpresa. Foi o que aconteceu nessa última semana, quando eu pensei que as coisas seriam como são todas as semanas. Mas a gente sabe que tudo precisa mudar e tudo vai mudar. E os próximos meses vão trazer muito disso, e eu vou contar um pouco mais disso no decorrer das semanas, quando esses sonhos começarem a se tornar uma realidade concreta, e já não serão mais uma surpresa para mim. O que vai pegar é o costume do que não estou acostumado, e que logo se tornará rotina. E a gente lida com essas mudanças que acontecem fácil, pode apostar.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile