Image

Perto do caos

Você se afasta daquilo que te causa caos? Costuma se reaproximar tempos depois do que te causa caos para superar esse momento?
,

Você se afasta daquilo que te causa caos? Costuma se reaproximar tempos depois do que te causa caos para superar esse momento?

Pergunta feita por este editor

A primeira coisa que eu faço em um momento de caos é me afastar. Não passar perto. Respirar, relaxar, ficar muitas vezes pensativo sobre o que fazer para enfrentar esse momento de caos, turbulência e tudo aquilo que me aflige naquele momento. Uma das coisas mais lógicas em momentos assim é evitar passar perto do que me causa caos por um bom tempo. E só depois de pensar bastante e encarar de frente, é me reaproximar daquilo que lá atrás me causou caos, e que hoje é completamente diferente, na certeza de que não há caos que dure para sempre, e uma hora se consegue sair de situações difíceis que a gente encara naquele momento.

E porque eu entendo assim, sobre encarar o que me causa caos depois do caos já ter acontecido, e já não ser mais possível evitar? O caos não deveria deixar traumas, porque eu entendo que assim eu não conseguiria superar meus medos. Por isso eu costumo me reaproximar do que me causa caos para superar esse momento. Mas eu espero um bom tempo para me reaproximar do que me causa o caos, que pode demorar horas, até dias. Depois disso, eu encaro porque eu preciso encarar. É sobre tomar coragem para se fazer aquilo que você precisa fazer, mesmo que aquilo lá atrás tenha te levado ao caos.

Eu entendo que o caos faz parte das nossas vidas, e em algum momento a gente vai enfrentar. Lembra do que eu falei sobre enfrentar turbulências por acreditar que se está voando em céu de brigadeiro, e que tudo vai ser tranquilo? É sobre isso. As turbulências acontecem, mas elas não nos derrubam. Nos tornam mais fortes para encarar o que a gente considera o caos.

Fingir que as coisas não existiram só piora as coisas, e é por isso que eu entendo que em algum momento, o que me causa caos hoje pode ser inofensivo amanhã.

Momentos difíceis existem, e em algum momento são superados, porque não existem traumas e caos que durem para sempre. Momentos de caos trazem traumas, que muitas vezes a gente supera, e em outros a gente não consegue superar e tá tudo bem. Mas quanto mais eu puder superar o que me causa caos, mais coragem eu vou adquirir de fazer aquilo que possa me causar receio, pois o medo trava, o medo incapacita. Mesmo sabendo que o medo faz parte das nossas vidas e é um mecanismo natural de defesa, a gente não precisa ter medo. Só precisa fazer o que é necessário fazer, na certeza de que tudo isso vai passar, e a gente vai fazer a vida fluir.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile