A tecnologia mudou o modo como você constrói a sua identidade? Considera que ela a reforça?
Pergunta feita por este editor
De certo modo, a tecnologia foi um divisor de águas para o meu trabalho, afinal, não se trata somente de utilizar as ferramentas tecnológicas para criar, para fazer as coisas que você fazia no papel, ou no chão da rua. Agora você evoluiu e as coisas ficaram ainda mais sérias, conforme você cresce. Foi assim que eu comecei a fazer o meu trabalho utilizando as ferramentas da tecnologia, a partir do primeiro computador que chegou nesta casa. A partir do momento em que a Internet chegou, surgiu o primeiro e-mail, aplicativo de conversa, rede social, essas coisas que eu não sabia direito como é que funcionavam. Mas eu fui aprendendo na raça.
E eu aprendi rápido demais. E sabe como é que eu sou: quando eu vou fundo, eu vou fundo. Quando eu vou longe, eu vou longe. Não me dei por satisfeito em ter um e-mail, uma rede social como era o antigo Orkut, uma conta no MSN. Queria mais, queria ir além, queria estar imerso de alguma maneira, mais do que somente utilizar a Internet. Queria criar, mostrar o meu trabalho através dessa ferramenta mágica, porque eu sabia que ela teria potencial e que mais pessoas iriam utilizar. Foi nessa que eu comecei a entender como é que a Internet funcionava de fato. Foi assim que eu criei um blog, que vem a ser este site que hoje você lê, bem como eu comecei a entender melhor o funcionamento das coisas, do HTML aos domínios da Internet.
Em outros tempos, eu poderia dizer que seria um delírio ter os domínios josivandroavelar.com ou josivandroavelar.com.br. Hoje eu tenho os dois domínios registrados fora outros dois. Eu poderia dizer que seria um delírio adquirir uma hospedagem e alimentar um site em uma plataforma própria, igual ao que os portais de notícias e blogs de sucesso utilizam. E é o que eu estou fazendo neste momento. Eu poderia dizer que um monte de coisas que hoje eu faço seriam delírios para aquele estudante de Ensino Médio de 2009. Que eram coisas para poucas pessoas. E olha só o que eu fiz nesses 15 anos, quase 16, que eu estou nesse mundo da comunicação.
E sabe aquilo que para mim seria um delírio? Através da tecnologia, eu consegui fazer um monte de coisas. Coloquei mais de 15 sites no ar. Criei identidades visuais. Fiz várias artes. E eu estou movimentando diariamente as redes sociais. Algumas delas já passaram dos mil seguidores. E contando. Porque aos poucos, o que eu faço chega para mais pessoas. E para o que eu faço, ter as pessoas por perto é fundamental, porque elas dão força, elas consomem, elas curtem e compartilham. Nada do que eu faço faz sentido sem que as pessoas estejam por perto. Ainda mais uma audiência ampla e global como é a audiência da Internet.
A tecnologia reforça a minha identidade e leva o meu trabalho para além da minha rua. Leva o meu trabalho para todas as ruas do mundo, para lugares onde eu jamais imaginaria alcançar. Se a minha intenção é deixar a minha marca no mundo, eu posso fazer isso nos lugares mais inimagináveis possíveis, e até alguns que eu considerava inalcançáveis. Eu sei que talvez tudo o que eu fiz até agora ainda não seja nada e eu vou conseguir chegar ainda mais longe com o meu trabalho. Mas de qualquer forma, eu sei que o que eu estou fazendo agora faz a diferença para alguém que esteja vendo um vídeo que eu produzi, uma arte que eu fiz ou um texto que eu escrevi. E é isso que importa.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: