Em agosto do ano passado, eu escrevi sobre aquele famoso golpe manjado do emprego no WhatsApp, onde perfis de outros países enviam mensagens aleatoriamente sobre propostas de emprego mirabolantes em nome de grandes empresas do ramo de tecnologia.
Mas como eu disse na web story daquela ocasião, todo dia sempre aparece um golpe como esse. Por isso, é bom ficar atento a situações parecidas. E apareceu mais uma em um dos meus telefones. Detalhe: o telefone da 612 Comunicação, que é de empresa (Business).
No golpe da vez, o golpista se passa por um "gerente geral do projeto Mercado Livre" apresentando uma proposta de trabalho de meio período
O número de telefone do golpista tem o DDD +91, que é da Índia. Mas não se sabe exatamente de onde eles são. Os golpistas podem usar números de vários países, lembrando que da vez anterior, recebi uma mensagem de um número da Indonésia.
Relembrando que esses números são de contatos de phishing, que na realidade pedem dinheiro para as vítimas em troca de um emprego que não existe. O prejuízo costuma ser grande para quem cai nesse tipo de golpe.
Empresas sérias não recrutam por WhatsApp. Não clique nos links nem retorne os números. Bloqueie e denuncie ao aplicativo, e se alguém cair nesse golpe, oriente a pessoa a fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada.
Imagens: Reprodução Unsplash Prints: Josivandro Avelar GIFs: Reprodução Tenor
Made in Rangel, João Pessoa, Paraíba, Brazil
Siga-me nas redes sociais