Image

Você sente a mudança acontecer?

A mudança acontece a todo momento. Mas um grande processo de mudança faz a sua rotina mudar. Você sente a mudança acontecer?

Poderia dizer que este seria o momento mais entediante de todos os tempos, mas diante de tudo o que está acontecendo, de tédio ninguém morre. Afinal, tudo se concentra em mudar. Somente. E nada mais do que isso. Você vê as coisas acontecendo e nem imagina as coisas que acontecem e você não vê, e muito daquilo que você não vê muitas vezes são as coisas mais difíceis que acontecem, e que não são visíveis das lentes, das palavras, dos holofotes, de nada que possa aparecer, afinal, é uma batalha intensa para provar que as coisas precisam ser ajustadas e o que funcionava da melhor maneira há alguns anos, hoje já não funcionam mais.

É nesse momento que eu convido você a fazer uma reflexão sobre o que você faz agora, sobre a vida que você leva agora. Para você entender o momento que estamos passando no momento e que de certa forma provoca uma reflexão sobre o quanto a gente não parece estar acostumado com o dinamismo da vida. Mas vamos lá, porque conversar sobre o processo de mudança que é natural da vida é necessário. E entende que em alguns momentos ela acontece, ela aconteceu, ela acontece em vários momentos, mas tem momentos em que as mudanças acontecem de uma maneira cada vez mais intensa.

Mas tá, onde eu quero chegar com essa conversa? É justamente aqui que eu quero conversar com você sobre processos de mudança, mas não somente das pequenas mudanças que acontecem uma hora ou outra, mas de grandes mudanças que fazem com que a rotina que você segue hoje seja uma coisa totalmente obsoleta. Você sente que as coisas mudaram ao longo do tempo? Você sente que as coisas mudam diante dos seus olhos? Sente que as coisas mudam perto de você? Ou para ser mais direto e objetivo antes de seguir desenrolando todo o fio que você está lendo: você sente a mudança acontecer?

O quanto você tem medo da mudança e muitas vezes não acredita que ela está acontecendo? Talvez você entenda melhor quando as coisas realmente começarem a acontecer. Coisas que você de certa forma tem um certo receio, mas é assim mesmo: elas acontecem. Não é preciso ter receio da mudança, e sim entender que mudanças fazem parte dos ciclos das nossas vidas. E elas próprias não são novidade: já passamos por várias! Você muitas vezes pode se lembrar daquilo que fez da primeira vez, do mesmo jeito que lembra daquilo que fez da última vez, e porque foi necessário mudar. E sabe que a mudança acontece não só porque a gente quer, mas porque é parte da dinâmica da vida.

É o que está acontecendo por aqui, no meu ambiente, lá fora, em vários âmbitos. E é necessário não só estar adaptado como entender que a mudança é um processo natural. E necessária para a gente entender que não se consegue fazer as mesmas coisas por vários anos, e quando se faz as mesmas coisas, se dá conta de que o modo de fazer em algum momento vai mudar. Você preserva ao máximo aquilo que quer manter, e adapta aos novos tempos. Como numa mudança de identidade visual como está acontecendo aqui no site, como uma mudança nas paredes de casa, que vai acontecer pelo menos aqui no meu quarto, ou de alguma coisa na sua casa que quebrou e precisa ser consertada.

A vida é dinâmica. A cidade é dinâmica. Ela muda o tempo todo, ela se adapta aos novos tempos, ela se adapta as pessoas, mesmo que as pessoas resistam. Porque existem pessoas que resistem as mudanças, mas não por muito tempo, porque é um movimento que não tem como parar. Porque precisa acontecer e está acontecendo, mesmo que você não saiba de onde venha, e muitas vezes procura explicações sobre porque a mudança está acontecendo. A mudança não precisa de explicações lógicas. Você sente a mudança acontecer. E nem sempre ela é visível. Só deixe que as coisas aconteçam e vamos que vamos. Nesse primeiro momento, as mudanças acontecem nos bastidores. Mas logo elas serão visíveis.

Compartilhe
FacebookXLinkedInThreadsBlueskyWhatsAppShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile