Image

Vídeo antes do videocast

Sempre vai ter um vídeo assim mais rápido para além do videocast, como tem acontecido todas as sextas-feiras?

Sempre vai ter um vídeo assim mais rápido para além do videocast, como tem acontecido todas as sextas-feiras?

Pergunta feita por este editor

Vocês devem ter notado que todas as sextas-feiras, por sinal o mesmo dia do Luneta Sonora, tem um vídeo rápido de em média três minutos comigo falando sobre qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, dentro do meu contexto de comunicar e de trazer a minha rotina de criação nesses últimos dias, afinal, esse é un meio importante de transparência. Foi uma ideia que eu tive assim, bem de repente, porque eu não era de aparecer muito para os usuários. Tem gente que nunca tenha me visto da maneira que eu sou. Então, ei resolvi criar esses vídeos para os canais de vídeo principais.

Além de ter sido um treinamento que eu fiz para criar uma rotina de vídeo e fazer com que eu simplesmente seja visto e lembrado, os vídeos das sextas-feiras se tornaram uma importante referência da minha própria evolução pessoal. É aqui que eu vejo se o meu cabelo cresceu, minha barba é bigode característicos, tem vezes que eu tiro, mas em menos de uma semana cresce tudo de novo, e por aí vai. A série também mostra a evolução do meu próprio quarto, principalmente depois que passou pelas mudanças de dinâmica, mudança de ângulos, entre outros testes que são feitos para garantir mais qualidade nas apresentações.

É sempre importante lembrar que os episódios em vídeo do Luneta Sonora serão gravados na horizontal, prioritário para redes que tem potencial de alcance com videos mais longos, afinal estamos falando também de um canal no YouTube dedicado exclusivamente ao podcast e aos recortes desse podcast. Os vídeos rápidos que eu gravo são em vertical por conta da prioridade de se postar nas redes sociais, em especial os canais de vídeos, como o TikTok e o Instagram. Essas são redes onde o formato mais rende, se bem que na bem da verdade, 9 Instagram priorizou os formatos de vídeo, chamando todos eles de Reels. E foi um dos formatos mais acertados do Instagram. É para prender atenção mesmo, e isso vale para qualquer rede social.

Apesae de passar a gravar o podcast em formato de video, será que e continuaremos a ter um vídeo mais rápido para além do videocast? Sim, sempre vai ter! Até porque, por conta dos motivos técnicos que eu mencionei anteriormente, de entender o alcance dos vídeos em plataformas que não possuem esse suporte, bem como saber se a versão em vídeo deles será reproduzido nas plataformas sem suporte como um simples áudio. É por isso que, neste primeiro momento da fase videocast, que eu vou alternar os formatos: uma semana é video, outra semana é áudio. Basicamente semana par é vídeo, semana ímpar é áudio. Então, meus amigos, entenderam? Os vídeos curtos são garantidos todas as semanas nos canais principais.

O que eu quero é justamente isso e mais um pouco de todas as coisas que eu trouxe na resposta para esta pergunta. É sobre criar conexões rápidas para os leitores e entender que, além de apresentar o conteúdo, é sobre apresentar quem está por traz de todos os projetos que são exibidos diariamente na lógica de uma agenda semanal. E claro, que eles me conheçam e conheçam um pouco sobre mim e os meus planos. Por tudo isso, não deixe de conferir os vídeos que eu posto antes dos episódios do Luneta Sonora! Eles estão nos meus canais principais e estão aqui no site, como não poderia deixar de ser, nas segundas-feiras antes do #ContentTalks.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile