Image

Técnicas que eu vou utilizar em breve

Existem técnicas que você tem material disponível e pretende começar a utilizar em breve?

Existem técnicas que você tem material disponível e pretende começar a utilizar em breve?

Pergunta feita por este editor

Eu tenho vários materiais disponíveis para trabalhar com desenho e pintura. Mas a questão de espaço físico em falta e o tempo que eu preciso para justamente permitir a sustentabilidade e a sobrevivência dos meus projetos me impedem de ter a tranquilidade que eu gostaria para tocar os projetos que eu ainda quero realizar. Mas eu pretendo utilizar, afinal, não se adquire material se não se tem plano de usar. Mas o tempo e o caos que tem sido a minha vida nesses dias me impedem de fazer qualquer coisa nesse momento. Mas eu tento manter a calma, a concentração, os planos e a minha saúde mental em dia.

Tenho as pinturas que eu quero iniciar com as tintas que eu tenho, se é que ainda servirão, mas eu aposto que irão servir. Não ainda em telas porque eu não tenho telas. Mas de início, em papel. Como um treinamento para o que vem por aí, se é que ainda há o que treinar para quem já pintou em tela há vinte anos atrás, só não tem o mesmo suporte de antes. Mas tudo o que eu mais quero é poder recuperar essa capacidade para poder fazer esse que é um dos trabalhos que, como bem disse ontem, é um dos trabalhos que eu tenho mais vontade de fazer, ainda que treinando com uma tinta inferior e folhas de papel.

Tenho os lápis de cor que eu quero trabalhar melhor a minha arte, com papel também. E não só no papel. Nos cadernos que eu já desenho, nos cadernos que eu ainda não comecei a desenhar, nas folhas que eu tenho guardadas. Folhas em branco que, sejam elas soltas ou presas em um caderno, esperam o que eu tenho para desenhar. Tenho giz de cera para quando os tocos se esgotarem. E outros tipos de lápis para poder fazer as artes mais diferenciadas possíveis para as séries que já estão no ar e para as séries que ainda estão por vir. Essa é uma das coisas das quais eu já estou me organizando, e podem ter certeza de uma coisa: planos e ideias não me faltam para isso.

Tenho as próximas 45 folhas coloridas, que eu vou desenhar sem saber se daqui a 45 semanas contadas a partir do primeiro desenho que eu publicar a série irá sobreviver, já que não tenho mais outro pacote de folhas coloridas senão esse que vai ter as suas cores sorteadas no mês que vem. A série vai ao ar só por isso. Eu consegui garantir, dar viabilidade, visibilidade, objetivos claros para o que eu quero mostrar para vocês. Com novas ideias, novas propostas, técnicas melhores e a certeza de que essa é uma das poucas coisas que dá para colocar em pé nesse momento tão turbulento, e olha que eu ainda não comecei as últimas cinco folhas da rodada atual, a rodada 133.

Tenho planos. E eu preciso colocar de pé todos eles, na medida do possível e de quando tudo isso ainda será possível. Na certeza de que as coisas vão dar certo, na certeza de que as pessoas vão acreditar e na mesma certeza de que as pessoas irão dar força, pois nada do que eu faço, eu faço sozinho ou faço para mim mesmo. Senão as coisas não fariam sentido para mim. Enquanto houver a possibilidade de lutar, há possibilidade de esperança, e para isso eu preciso manter a fé de que tudo vai dar certo e eu não vou desanimar. Porque tudo o que eu mais quero é mostrar o resultado de tudo isso para vocês o mais breve possível.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXLinkedInThreadsBlueskyWhatsAppShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile