Este é um post que comecei a escrever em uma aplicação chamada Simplenote. Vários posts entraram no site através dele e ele tem sido uma mão na roda desde que eu instalei a aplicação em todos os dispositivos e instâncias de trabalho (meu computador, por exemplo, que é dual boot). Ele é simples, não tem tantos recursos, mas era o que eu precisava.
Eu posso começar a escrever no computador e terminar no celular e vice-versa e por aí vai. Eu devo ter escrito e editado esse texto em três dispositivos antes de subi-lo para o site, mas eles são salvos em todos eles em uma sincronia perfeita.
Na verdade, o Simplenote é um bloco de notas. Mas vai um pouco além disso. Ele permitiu justamente que eu conseguisse transformar essa nota em um post por aqui. Implantei o aplicativo em todos os dispositivos e instâncias que tenho: o meu celular, o tablet, os sistemas operacionais do computador, e por aí vai. Até o celular velho tem. Lembra do meu Moto G2?
A minha ideia era fazer rascunhos e esboços antes de trabalhar com os textos propriamente ditos, e não precisar usar o editor como um bloco de notas. Fiz um teste e foi ótimo! Vários textos partiram do Simplenote. É um aplicativo simples e ao mesmo tempo poderoso.
O Simplenote é desenvolvido da Automattic, que é nada mais nada menos que a empresa responsável pelo WordPress. E é possível importar os textos escritos no aplicativo para os blogs, como vários textos que você leu, aliás, foram importados do Simplenote. E é algo que serve para todo o ecossistema, não só para o meu próprio site.
Dica boa é dica compartilhada, e o que eu mais gosto de compartilhar são dicas de ferramentas digitais que fazem toda a diferença no meu fluxo de trabalho. E eu vou compartilhar outras ferramentas com vocês mais para frente.