O episódio 048 do Luneta Sonora é sobre gestão do tempo, que foi tema do #ContentTalks dessa semana. Essa semana foi intensa e a maioria dos posts foi ao ar na madrugada do dia determinado em agenda, deixando o restante dos dias livres para outras atividades, adiantamento de outros posts, enfim, um ganho enorme de produtividade. O que se planta, se colhe. Mas uma árvore não começa a dar frutos da noite para o dia. É trabalho de semanas…
Comecei a pensar esse episódio do Luneta Sonora na terça-feira. Na segunda e na terça-feira, consegui adiantar boa parte do meu trabalho, até o post de resumo da semana no blog, aquele que entra no ar aos sábados, eu já fiz. A minicoluna de quarta eu fiz na terça, e a coluna de mobilidade também. Esse tempo me fez adiantar trabalhos e colocar em dia também uma frente de desenhos digitais. Fiz uns 15, 20, um monte. Editei tudo e deixei guardado.
E tudo isso foi possível por causa de uma coisa que pensei que perdi e não conseguia juntar: tempo.
Lidando com o tempo
E como eu não poderia deixar de falar dele no Luneta Sonora desta semana? Gerir o seu tempo é uma coisa incrível, e isso foi possível não apenas por conta da agenda de posts que eu estabeleci, mas também de um conjunto de regras que consegui estabelecer ao longo de trinta semanas. E isso começou, lógico, pela agenda. Tinha que estabelecer um pontapé.
Desde o episódio passado eu passei a gravar o podcast num gravador melhor, que como eu disse, o celular não tinha, e eu gravava direto do Anchor, isso quando eu não gravo no computador, aí eu uso microfone, edito no Audacity, eu uso esse recurso mais quando eu quero gravar uma frente de episódios, coisa que eu já fiz no ano passado. E também desde o episódio passado eu passei a usar uma aplicação de edição de notas chamado Simplenote, que aliás é da mesma empresa por trás do WordPress, que permite a você anotar informações, sincronizar entre dispositivos, e até subir este texto no blog.
Simplicidade
Pela simplicidade que o nome dessa aplicação sugere, eu não me preocupo tanto com a formatação do texto quando eu estou escrevendo, deixo isso para quando eu for trabalhar no blog, lá eu deixo os textos bonitinhos, mais apresentáveis e coloco no ar. Bem, esse é só um dos fatores de gestão do tempo. É no próprio Simplenote que eu crio um roteiro do podcast e depois do episódio gravado, eu pego esse roteiro e transformo no post de divulgação.
Isso tudo é sobre gestão do tempo. E eu consegui isso de uma maneira bem simples e sem querer acabei criando novos espaços de trabalho com o tempo restante. E bem, o resto você ouve no episódio 048 que já está no ar.
Você pode ouvir este episódio do Luneta Sonora na sua plataforma de áudio preferida, com links no site especial do projeto. O site especial publica hoje a divulgação do episódio da semana passada, estratégia para não atropelar a divulgação do episódio de hoje no blog. E assim, ganhamos tempo para mais ideias.
E o que virá mais? Eu não sei, mas serão conteúdos cada vez mais incríveis.