Se eu pudesse banir uma palavra, seria “leseira”, que vem de “leso”, “maluco”, mas que é usada da maneira errada simplesmente para definir algo que não te agrada. Nem se pode definir as nossas desordens assim.
Muitas vezes, sem pensar, as pessoas usam termos capacitistas como esse para definir coisas que não agradam as pessoas por mexer numa ordem que elas mesmas inventaram. E que nem existe de verdade.
As coisas não surgem nem se definem somente pelo que se acredita ser algo fora da ordem. Aliás, quem disse que existe receita para tudo nessa vida? As coisas simplesmente acontecem.
Por essas e outras coisas que, se eu pudesse banir uma palavra, eu baniria a palavra “leseira” dos dicionários e da nossa linguagem. É a única vez que você leu essa palavra aqui.
E que mais nenhuma expressão capacitista seja usada para definir o que na visão de certas pessoas, esteja fora da ordem. Porque todo mundo tem o seu jeito de viver e sua ordem para seguir. Que nem sempre é a sua.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.