Em 10 de abril de 2020, publiquei no blog em pleno auge da pandemia a lembrança de uma volta para casa que eu gravei há exatos 10 anos atrás, no dia 16 de maio de 2012. Ou seja, essa volta para casa, como bem disse, eu fiz há dez anos e foi feita na ocasião dentro de um ônibus da ainda circulante 3200-Circular – o ônibus é que não roda mais.
A viagem gravada foi um trecho, e no todo essa gravação de quase dez minutos mostra 3,83 km da viagem, por paisagens que naturalmente mudaram de dez anos para cá. Na ocasião, eu voltava da faculdade e ainda no segundo ônibus, uma vez que estudava em Cabedelo, cidade vizinha de João Pessoa.
Na ocasião, eu fiz um mapa da viagem gravada, aqui visto abaixo. O traçado do vídeo corresponde ao que foi efetivamente gravado nos nove minutos de vídeo.
Para os que não se recordam de como foi isso ou nem lembram daquele post, eu trago um pouco do que foi essa viagem e esse post na coluna de mobilidade de hoje, para um público talvez bem maior do que o que eu tinha no blog antes da pandemia, quando escrevi o texto com o vídeo.
E esse vídeo foi gravado por volta das 10:30 da manhã daquele dia. Relembre como é que foi esse trecho gravado há dez anos, em uma câmera de 0,3 MP.
E se no post eu prometi tirar preciosidades dos acervos, eu posso dizer que eu cumpri, meio tarde, é verdade. Mas ainda não é tudo, pois tem imagens e vídeos que eu ainda nem sequer compartilhei, só para dizer que o que eu compartilhei de dois anos para cá ainda não é tudo. E certas coisas valem a pena ser relembradas.