Quando foi concluída a primeira etapa da frente de artes juninas?
Pergunta feita por este editor
Quando eu fiz essa pergunta, fiz pensando na primeira etapa que foi concluída, que foi a da #FolhaColorida, primeira das séries juninas que vai estrear, já neste mês de outubro. Foi concluída em abril, gravada na mesma ocasião da #FolhaVermelha que acaba de ser entregue. Fiz pensando na meta que eu consegui atingir, que foi a de produzir todo o material das artes juninas antes de junho, para não ter a preocupação de fazer o material no próprio mês. Na temporada de 2024 eu fiz as artes juninas assim, praticamente a toque de caixa em algumas séries, como nas artes digitais. Não queria repetir isso justamente em um momento de mudança de ambiente em casa, onde tudo o que eu preciso é de tempo.
A #FolhaColorida foi a primeira das etapas das artes juninas a ser entregue. Mas na verdade, todas elas foram concluídas. E mais além: os próprios cadernos de 48 e 96 folhas foram concluídos. Diante da necessidade de seguir fazendo uma frente mais confortável para entender o que vai acontecer daqui em diante, tive que adiantar muita coisa. E no caso das artes tradicionais, concluí todos os cadernos, para os quais faltavam poucas folhas, e pensei que eu poderia continuar a desenhar depois de concluídas as artes juninas. Pois bem, consegui e todos os cadernos foram concluídos, o que é uma proeza para o momento.
Para a série de #48folhas, faltavam seis folhas serem desenhadas, e quatro delas pegavam o mês de junho. A princípio, eu não iria incluir a série na temporada junina, por conta da proposta do caderno, afinal, os cadernos da sexta-feira são temáticos: o segundo caderno de #40folhas, que antecedeu esse terceiro caderno de #48folhas, foi sobre aspectos da comunidade onde eu moro, e foi fácil incluir o São João no caderno, visto que a base para as artes juninas vem justamente de um aspecto da comunidade. E no caso do terceiro caderno de #48folhas, a proposta era desenhar todas as folhas com flores de todos os tipos. Eu consegui fazer isso. Vocês vão ver a partir da sexta-feira da semana que vem o que foi que eu fiz.
Com os desenhos juninos feitos no terceiro caderno de #48folhas, ficou faltando uma folha para a conclusão, e ela foi desenhada. Será exibida no dia 4 de julho. No caso do quarto caderno de #96folhas, ficariam faltando 15 folhas a partir de julho até a conclusão do caderno, marcada para ser exibida no dia 5 de outubro. E não é que todas elas foram desenhadas? A produção de 19 artes foi a maior frente já feita em todos os cadernos de desenho da história do site. Todas as folhas dos cadernos foram registradas em vídeo e foto, bem como o material de divulgação no site e nas redes sociais foi produzido. O único trabalho que eu vou ter é o de postar.
Esta é uma pergunta sobre a primeira etapa concluída. Mas na verdade, todas as etapas da série foram concluídas, só precisando serem postadas. A própria pergunta, no sentido em que ela está e quis deixar assim, é um reflexo da frente de conteúdo que eu venho fazendo para adiantar o máximo que puder de conteúdo para ter tempo para gerir a mudança que está acontecendo. Eu respondo as perguntas um dia antes delas entrarem no ar. O que eu deixo no rascunho são as bases. Planejar dá trabalho, e em um ambiente concorrido como este, faz mais do que diferença, porque não tem nada mais gratificante do que produzir com capricho para ver o conteúdo pronto no dia marcado para ir ao ar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.