Quais as etapas da frente de artes juninas?
Pergunta feita por este editor
A frente de artes juninas compreende as séries que estão no ar no momento, que são as artes digitais, as artes que falam, os cadernos de 48 e 96 folhas e a #FolhaColorida, que neste momento está na rodada 181, que ontem encerrou a sua segunda cor, a vermelha. Desse modo, a cor escolhida coincidiu com os cinco domingos de junho, diferente do ano passado, na rodada 133, em que a cor do período junino foi a cor branca, que tem dez folhas assim como terá neste ano. Por conta disso, dos dez desenhos da série, seis foram juninos – teve um que foi postado em julho justamente por ter sido feito um a mais. Só que a cor branca na ocasião não começou em junho: os desenhos juninos foram da terceira a sétima folha.
Isso não vai acontecer na rodada 181, visto que, como dito, uma cor foi concluída ontem, e a próxima terá cinco folhas, encontrando perfeitamente com os cinco domingos do mês de junho. Assim, a temporada junina deste ano de 2025 estreia neste domingo, 1º de junho, com a #FolhaColorida. A cor sorteada no episódio 181 do Luneta Sonora para o período de junho foi a cor laranja, logo, foi nessa cor que foram feitos os cinco desenhos juninos, em giz pastel oleoso, que irão ao ar nos cinco domingos do mês de junho. A série, inclusive, foi produzida ao mesmo tempo que a série da #FolhaVermelha que acabou de ser concluída.
A série junina da #FolhaColorida vai trazer uma novidade que será implementada a partir dessa cor em todas as outras daqui em diante, depois de sua conclusão: ela está na apresentação da seleção de todos os desenhos ao final da cor, que em vez de ir ao ar na terça-feira, vai ao ar na segunda-feira, 30 de junho, no terceiro post do dia, visto que o tema da web story da semana, onde até então as seleções da #FolhaColorida eram postadas, será substituído na próxima terça-feira pelo #TrendTalks, que eu apresentei na semana passada tanto nas #SetePerguntas, quanto no #ContentTalks e no Luneta Sonora. E bem, a apresentação dos desenhos de cada cor é praticamente o único tema das web stories que irá restar.
As artes digitais irão ao ar em um esquema especial, para sincronizar o fato de que os vídeos dos desenhos irão ao ar no mesmo dia em que os posts no site. De segunda a quinta-feira irão ao ar as artes digitais no site, como já acontece tradicionalmente, só que sem fila: o desenho que vai aparecer na rede social é o que vai ao ar no site no mesmo dia. Para garantir essa sincronia que no esquema atual não seria possível, a série das artes que falam terá os vídeos postados nas sextas-feiras, dia em que a série vai ao ar no site. Em julho, a série volta a ter os vídeos postados nas quartas, com posts no site nas sextas-feiras. O material está garantido: fiz 17 artes digitais, além das quatro artes que falam.
O terceiro caderno de #48folhas, na sexta-feira, também terá flores com motivos juninos. A princípio, eu pensei em não incluir a série na temporada junina, mas sabe aquela máxima de que para tudo dá se um jeito? Pois eu dei um jeito e o terceiro caderno de #48folhas terá flores juninas. Foram feitos quatro desenhos nessa temática, sendo que o último desenho da temporada junina no terceiro caderno de #48folhas será justamente o penúltimo do caderno. Por essa razão, ele já foi logo completado, de modo que todo o material da série está pronto, faltando ir ao ar seis desenhos: o que vai ao ar nesta sexta-feira, os quatro desenhos juninos e o que encerra a série, no dia 4 de julho.
E o quarto caderno de #96folhas? Com temas variados, o caderno terá também quatro desenhos com temática junina, indo ao ar, como já é tradição, nos sábados. É o desenho da capa do resumo da semana na Luneta, que assim como todo o site durante o período junino, terá um esquema visual diferente, usando a paleta de cores amarela durante todo o mês de junho, retornando a azul em julho. Assim como o terceiro caderno de #48folhas, o quarto caderno de #96folhas também está totalmente preenchido, com todos os desenhos feitos e material pronto. A série termina no dia 5 de outubro com todos os desenhos gravados no cenário atual.
A frente para finalizar os cadernos foi feita por conta das mudanças que o quarto passará nesse ano, e por isso, a necessidade de adiantar tudo o que pudesse para entregar o material com uma unidade visual coesa, lembrando que o cenário será bem modificado e algumas coisas vão mudar na dinâmica de gravação dos vídeos para as próximas séries. Afinal, até mesmo as paredes vão mudar de cor. As próximas cores da #FolhaColorida podem tranquilamente passar pela transição do cenário, mas isso não seria possível com os cadernos atuais. Eles já estão com todos os desenhos feitos e registrados. Agora é só postar.
Como vocês puderam ver, a temporada junina é a primeira a ser totalmente feita com antecedência. Por conta disso, ela foi catalisadora para uma frente maior. Depois dos desenhos juninos concluídos, fiz vários outros em todas as séries, e no caso das artes tradicionais, concluí os cadernos e deixei tudo pronto para que a mudança de cenário passe a ser vista nos próximos cadernos. Ainda vou ver o que vai acontecer depois da conclusão do terceiro caderno de #48folhas: o caderno que vai suceder esse no terceiro post das sextas-feiras deve demorar um pouco a estrear por conta de toda essa mudança. Agora, o foco é na temporada junina, com tempo suficiente para ir adiantando mais material para os próximos meses.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.