Hoje é dia de concluir a nossa tradicional análise das pesquisas do ano no Google referente ao ano de 2024. O que eu mostrei durante essa semana foi o quanto fomos e sempre somos curiosos de saber de tudo, não para menos essa série é tão tradicional. Chegou agora e não pegou do início? Clique aqui e confira a primeira parte. Não pegou o meio? Clique aqui e confira a segunda parte.
Está acompanhando a série de análises das pesquisas do ano no Google? É hora de concluir! Vamos conferir as últimas cinco tabelas de um total de quinze que o Google disponibilizou na última terça-feira, com as devidas análises deste editor, que quer ajudar você a entender porque determinados termos aparecem aqui.
Vamos que vamos conferir as últimas cinco tabelas das pesquisas do ano de 2024 do Google.
Air fryer, a estrela das receitas
A tabela de receitas mirou na descoberta de coisas diferentes que as pessoas procuram para ter um almoço ou jantar diferentes e… Acertou numa tendência de consumo, indicando que existe um eletrodoméstico relativamente recente que passou a fazer parte da rotina de várias pessoas. Como assim? Repare na tabela acima que das 10 receitas mais procuradas do ano, 5 nada mais são do que as receitas básicas do dia a dia… preparadas em air fryer.
Sim, a fritadeira de ar, conhecida pelo seu nome em inglês, air fryer, definitivamente é um item que se popularizou nas casas da maioria dos brasileiros. Inventada em 1989 nos Estados Unidos, o objetivo desse eletrodoméstico é fritar alimentos com o uso de ar quente, sem necessidade de usar óleo. Qualquer tipo de alimento pode ser preparado nele, e é essa facilidade, bem como a qualidade dos alimentos nele preparados, que por não utilizarem óleo tem menos gordura, que fez o eletrodoméstico cair nas graças dos consumidores.
Não para menos os itens que vem acompanhados da air fryer são aqueles alimentos que ora são frituras, como batata frita e pastel, como também aqueles alimentos que você até então precisava levar ao forno para assar, como pudim e bolo. Não esqueci da batata doce que não se enquadra nem em um nem em outro.
Termos de pesquisa indicam tendências, como visto na tabela das receitas pelo fato de em cinco delas as pessoas procurarem receitas de air fryer, indicando um aumento de vendas desse eletrodoméstico e sua popularização. Antes de falar do próximo termo, lembro que ontem, na tabela de séries, dos 10 termos mais pesquisados, dois eram de séries sul-coreanas, conhecidas como doramas, que indicam uma tendência de interesse não apenas pela cultura da Coreia do Sul, mas pela cultura asiática como um todo. Pois bem, é daí que vem o termo Barba de Dragão, que se refere a um doce de origem asiática, mais precisamente chinesa. Foi popularizada por vídeos do TikTok, não por acaso uma rede social chinesa, mas por usuários brasileiros. Menção também ao sushi, uma comida japonesa, que o brasileiro pesquisou como fazer em casa.
A última vez que a tabela de receitas apareceu no Year in Search foi em 2022. Nela já aparecia o quentão, e aqui… De novo! Dessa vez quentão com vinho, que é uma tradição das festas juninas do interior do Sudeste.
Suco de babosa não apareceu aqui por ser uma receita culinária. É o único termo de pesquisa que se refere a uma receita medicinal, para limpeza do intestino e para muitas outras coisas, incluindo a saúde do cabelo, até lembrando que a babosa nada mais é do que a planta Aloe Vera, usada como matéria-prima para itens de cabelo justamente por causa disso.
O termo mais pesquisado das receitas, que deixei por último pelo fato das pesquisas desta tabela indicarem tendências, foi Montanha Russa. O que seria a receita de montanha russa? Trata-se da receita de um biscoito de polvilho gigante, feito numa forma.
O que é, pode me responder?
Depois dos porquês, é hora de responder o que é.
O que é mpox? É o nome pelo qual foi definida a doença que até então era chamada de monkeypox ou varíola dos macacos. Para evitar qualquer tipo de estigmatização e discriminação, a OMS (Organização Mundial da Saúde), atendendo a pedidos, mudou o nome da doença em 2022. Em 2024, a OMS declarouq a doença como emergência de saúde pública de importância internacional.
O que é politraumatismo? É a consequência de múltiplos traumas, que são causados por forças externas da natureza físicas ou químicas. É classificado assim quando ocorrem lesões em duas ou mais partes do corpo. O termo foi amplamente pesquisado por ser essa a causa das 62 mortes do voo 2283 da Voepass, em 9 de agosto.
O que é a escala 6X1? É quando você trabalha seis dias e folga um, que nem sempre é um dia de fim de semana, e não te permite fazer muita coisa, nem muito menos passar um tempo com a família, ter um momento de lazer, nada. Acabar com essa escala é a meta do movimento Vida Além do Trabalho, liderado por Rick Azevedo, que era balconista de farmácia e foi eleito vereador pelo PSOL da cidade do Rio de Janeiro. Um vídeo do Rick viralizou quando a chefe ligou para ele na folga pedindo que ele chegasse mais cedo no trabalho no dia seguinte, ou seja, não conseguiria aproveitar o seu único dia de folga, assim como vários brasileiros que praticamente só tem tempo para trabalhar e não conseguem dedicar um tempo para si mesmas ou para a família. O termo entrou em evidência no mês passado, a partir de uma Proposta de Emenda Constitucional de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Para que a proposta andasse, eram necessárias as assinaturas de 171 deputados – essa marca foi atingida e superada. Mas precisa passar por várias comissões antes de ser efetivamente votada.
O que é calabreso? Calma, calabreso, eu explico: é um bordão do humorista e ator de pegadinhas Toninho Tornado. Uma das suas características é chamar as pessoas de nomes bem aleatórios, brincando com as palavras, como CNPJoto, dipirono, borboleto, e… Calabreso. O termo entrou em evidência por conta de uma discussão entre dois participantes da 24ª edição do Big Brother Brasil, Davi Brito e Lucas Henrique (conhecido como Buda), do qual Davi usou o termo “Calma, calabreso” com Lucas Henrique. Os outros participantes do reality entenderam como um termo gordofóbico. E assim, o termo viralizou.
O que é cetamina? Também conhecida como ketamina, é uma substância química usada como anestésico em ambiente hospitalar, bem como é usado como sedativo e como tranquilizante para cavalos na medicina veterinária. Fora dele, o uso é extremamente perigoso, visto que causa efeitos alucinógenos e em doses excessivas, pode provocar graves consequências, e é por essa razão que o uso é controlado e restrito ao ambiente hospitalar. O termo entrou em evidência por ter sido o uso dessa substância a causa da morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, em maio. A essa substância também se atribui a morte do ator Matthew Perry, em outubro do ano passado.
O que é casca de bala? O termo vem da música “Casca de bala”, composta por Flávio Pizada Quente e interpretada por Thulio Milionário, um dos hits do ano de 2024. Casca de bala é aquele amigo para todas as horas, aquela pessoa que sempre está com você em todos os momentos.
O que é H1N1? É um vírus da influenza, ou seja, da gripe, mais precisamente a Gripe A. Foi a causa da morte do apresentador Silvio Santos.
O que é suplente de vereador? Para entender o que é um suplente de vereador, precisamos voltar para a formação de uma chapa eleitoral: os partidos políticos preparam uma lista de nomes para que estes sejam submetidos aos eleitores. Só que a eleição para vereador é proporcional, ou seja, os votos são do partido, que quanto mais votos conquista na soma de todos os candidatos, mais cadeiras obtém na Câmara Municipal. Essas cadeiras são ocupadas pelos candidatos mais votados de cada partido que atingiu o quociente eleitoral, que é o resultado da divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras. O número de cadeiras de cada partido é determinado pelo quociente partidário, resultado da divisão dos votos válidos pelo quociente eleitoral. Se um partido consegue 4 cadeiras na Câmara Municipal, os 4 mais votados ocupam essas cadeiras, e os demais nomes da lista do partido se tornam suplentes, ocupando essas vagas em caso da impossibilidade dos titulares estarem nela, e isso varia: vai do titular assumir uma secretaria, concorrer a outro cargo eletivo, renúncia, falecimento, entre outros motivos. Se o partido tem 4 cadeiras e uma delas fica vaga por esses motivos, quem assume é o quinto mais votado do partido, se outra ficar vaga ou acontecer as mesmas coisas acima, o sexto e assim vai. É dessa maneira que o parlamento nunca fica desfalcado.
O que é agamia? O desejo de não se casar e nem ter filhos. Eu sou solteiro, nunca me casei, não tenho filhos, mas não, eu não sou agâmico. Existe a diferença entre ser solteiro e ser agâmico, e a agamia se define quando você escolhe não casar e nem ter filhos,
O que é racismo estrutural? É basicamente a estrutura da sociedade que discrimina a população negra, manifestada em práticas conscientes e inconscientes, e se nota quando não há representatividade negra no poder público, em cargos de chefia, no trabalho negros ganham menos que os brancos, no que reflete na desigualdade de renda, as oportunidades de educação não são as mesmas, bem como a maneira como a própria política de segurança pública trata a população negra, com reflexos no sistema carcerário. Enfim, é todo um conjunto de ações que excluem, segregam, e muitas vezes as pessoas não notam.
O que virou trend em 2024?
De volta as tabelas com aleatoriedades aleatórias até para este editor, hora de conferir o que virou trend, ou seja, viralizou nas redes sociais em 2024.
A trend indiana, ou melhor, #AsokaMakeup, consiste num tutorial de maquiagem indiana ao som da canção “San Sanana”, da cantora Akla Yagnik. O tutorial, feito no ritmo da música, é feito com base em transições da evolução da maquiagem.
A trend do ketchup é assim: a pessoa derrama molho de tomate em algum lugar para ver como o desavisado reage achando que aquilo é sangue.
Uma nova emoção! A trend Divertidamente brinca justamente com a apresentação das novas emoções no segundo filme da franquia da Pixar, já comentado por aqui.
A trend das frutas utiliza uma arte com várias frutas que são comparadas a outras coisas relacionadas a elas.
Ora, ora, se não temos trend relacionada com arte… É a trend da massinha, que mostra várias pessoas brincando com… Massa de modelar! A trend consiste em fazer artes em massa de modelar baseadas em referências, que podem não sair do mesmo jeito. Muita gente fez “noites de massinha” brincando de fazer figuras e postou nas redes sociais.
A trend Funko Pop consiste em mostrar figuras com a sua cara criadas em inteligência artificial baseadas no formato dos bonecos Funko Pop, que tem corpo pequeno, cabeça e olhos grandes.
A trend da casca de bala, bem, pegue a referência no “O que é”, que está na tabela anterior neste mesmo post, que você vai entender. É sobre aquele amigo que está com você em todas as horas, e bem, você posta uma foto sua com o seu ou sua “casca de bala” e diz que aquele é o seu ou sua “casca de bala”.
A trend das unhas é um conjunto de vídeos de unhas femininas. Também é uma trend de transição, mostrando o antes e o depois do trabalho de unhas decoradas.
A trend da foto dançando, como o nome diz, faz a sua foto “dançar” usando adivinha o quê? Inteligência artificial, através de aplicativos como Viggle e MagicAnimate.
Por fim, a trend demure se refere a um viral que surgiu nos Estados Unidos por causa de uma tiktoker, Jools Lebron, que dá dicas de maquiagem, de como agir onde você estiver, enfim. Ela usa o bordão “very demure, very mindful” (muito recatada, muito consciente), que viralizou após várias celebridades norte-americanas entrarem na trend. Ser demure (recatado) é um jeito de ser, vestir, agir de uma maneira fofa e recatada. Ou seja, ser discreto, modesto, enfim, recatado.
2024, um ano de memes
E agora, seguindo com as aleatoriedades mais aleatórias das pesquisas do Google, é hora de conferir o que virou meme em 2024.
O meme “Amostradinho” é uma criação do humorista Matheus Cobertura, de Lagoa de Pedras, no Rio Grande do Norte. Traz vídeos de pessoas que ignoram o perigo e se colocam em risco, no que surge uma figura vestida de “morte” dizendo “eu gosto assim, amostradinho”.
Tainha, vinho e muito… O meme viralizou no Dia dos Namorados por causa de um vídeo produzido na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) há onze anos. Nesse vídeo, Sálvio Vieira mandou um recado para a esposa no Dia dos Namorados, no que disse que a data era ideal para “tainha, vinho e muito sexo”. O meme surgiu ali e viralizou nessa época. Só que neste ano, Sálvio anunciou seu divórcio, o que gerou comoção na Internet.
O meme “vou nada” foi uma criação de Carlos, ou melhor, Tata, que tem síndrome de Down e costuma gravar vídeos divertidos de seu cotidiano. O viral em questão surgiu de um desses vídeos, quando Tata se recusa a atender o pedido de jogar uma casca de melancia fora.
O meme “o que é calabreso” foi respondido na segunda tabela deste post, referente ao bordão do Toninho Tornado e a viralização quando de uma discussão entre participantes do Big Brother Brasil.
O meme “uma nova emoção” também já foi explicado aqui, na tabela das trends, sobre a apresentação das emoções no filme Divertidamente 2.
Que show da Xuxa é esse? O meme surge do recorte de uma reportagem da TV Globo gravada em 1988 (o ano em que eu nasci) sobre a gravação do programa especial de 2 anos do Xou da Xuxa. Muitas crianças compareceram, muitas mesmo, não tinha lugar para todo mundo, por isso várias foram barradas, incluindo Patrícia Veloso Martins, na época com 9 anos. Ao ser entrevistada por um repórter da TV Globo, ela soltou o verbo:
Eu cheguei aqui três horas da madrugada, isso não pode acontecer. Deixaram o moço entrar e as crianças ficaram. Que Xou da Xuxa é esse? Que Xou da Xuxa é esse?
O recorte da reportagem foi usado no documentário “Pra Sempre Paquitas”, produzido e disponível no Globoplay, que conta a história de como se formou o grupo de assistentes dos programas da apresentadora Xuxa Meneghel. Usado na promoção do documentário, o recorte viralizou, virou meme e muita gente queria saber quem era a menina e como ela estava 36 anos depois. Patrícia Veloso hoje tem 47 anos.
O meme “Meu nome é Julia” surgiu em 2015, quando uma menina de 11 anos, Júlia Ruffato, fez uma gravação onde cantava a música “Dark Horse”, da cantora Katy Perry, substituindo a frase do refrão “There’s no going back” por “Meu nome é Júlia”. Aparece na tabela neste ano por conta do show que a Katy Perry fez no Rock in Rio, onde o público cantou o refrão da Júlia no momento da apresentação da música citada. Inclusive, a própria Júlia estava no show.
O meme “não sufoque o artista” consiste em vídeos onde as pessoas recebem questionamentos sobre aquilo que elas fazem, de cobranças que elas recebem, uma forma de dizer “não me pressione”, sabe? Se alguém me perguntar porque eu estou aqui, editando este site a tarde toda, achando que alguém vai ler o que eu escrevi, eu respondo “por favor, não sufoque o artista”, afinal, eu sei o que eu estou fazendo.
O meme da cadeirada é uma referência ao episódio que aconteceu no debate dos candidatos a prefeito de São Paulo promovido pela TV Cultura. Na ocasião, o candidato José Luiz Datena reagiu a provocações do candidato Pablo Marçal lhe arremessando uma cadeira. Os dois terminaram expulsos do debate e isso levou outras emissoras a reforçarem a segurança e as regras dos debates, incluindo parafusamento das cadeiras no chão. Não tardou para o episódio virar meme.
E por fim, o meme “casca de bala”, o qual já foi mencionado em duas tabelas deste mesmo post. Nem preciso explicar novamente a vocês, meus cascas de bala.
O ano que pedimos ajuda a inteligência artificial
A tabela a seguir é bem reflexiva sobre como a gente quer que a inteligência artificial resolva tudo e qualquer coisa das nossas vidas. E de tantas vezes que os brasileiros pediram ajuda para ela, é a primeira vez que esta tabela aparece.
As pessoas pediram inteligência artificial que resuma PDFs, vídeos, e que até criem músicas, logos, slides, mapas mentais, imagens, que as melhore, que humanize textos. Elas querem que a inteligência artificial faça um trabalho que poderia ser feito por pessoas dispostas a isso.
Eu estou fazendo o trabalho de resumo das tabelas há três dias. Isso toma um tempo considerável, mais do que eu esperava, é verdade. Mas eu faço porque é parte daquilo que eu considero uma tradição de mostrar as coisas que marcaram o ano de alguma forma, e eu escolhi fazer isso analisando as tabelas das pesquisas do ano do Google. Esses posts levaram de três a quatro horas para ficaram prontos.
Antes disso, fiz as tabelas, as artes, e durante todo o ano eu me coloco a disposição para fazer trabalhos de redação, redes sociais, identidade visual, na certeza de que, por mais que a inteligência artificial hoje possa fazer tudo, nada substitui o olhar e a sensibilidade humana no momento em que a gente cria.
A inteligência artificial é benéfica quando bem usada e quando complementa o nosso trabalho, e complementar é diferente de substituir. Por exemplo, os textos de chamada das redes sociais de cada post aqui do site são gerados por inteligência artificial com base nos textos de cada post, textos esses que eu escrevo por horas, haja vista que eu trabalho sozinho. Mas muitas vezes algumas chamadas ficam imperfeitas.
A questão da inteligência artificial também é polêmica por conta do uso da chamada inteligência artificial generativa, que cria imagens com base em quê mesmo? Como ela aprende? Como parte da comunidade artística, como pessoa que cria artes visuais, é notório que eu preciso proteger a minha arte de ser copiada, e a minha preocupação deixa de ser com a cópia humana para ser a cópia de cada pedaço dessas imagens para compor uma obra de inteligência artificial. Fora a questão dos logos, com visto na tabela acima, que muitos não são feitos da melhor maneira, fora que em alguns casos, eles precisam ser registrados, e aí dá bronca.
Por isso, o que eu digo é: a inteligência artificial está aí, ela é o futuro, mas nada substitui a nossa sensibilidade humana. Logo algo simples será valioso, tão somente porque foi feito pela mão e mente humana.
E é assim que eu concluo a análise das pesquisas do ano do Google em 2023. São os três dias em que o site se abre para todas as coisas que aconteceram no Brasil e no mundo, mostrando que estou antenado aos acontecimentos, que por mais que muitos não apareçam aqui, de certa forma influem no trabalho que eu realizo todos os dias.
Foram três dias intensos, que levaram horas para ficarem prontos, horas para estarem no ar, e principalmente, horas de pesquisa, o que levou estes termos a estarem aqui. Mais do que somente a curiosidade da busca, os termos representam tendências e momentos do ano que está acabando, e no próximo, muita coisa será diferente. Afinal, tudo muda o tempo todo, a todo momento.
Você pode encontrar todas as tabelas em formato de arte no meu Instagram e no TikTok, para que você saiba, assim como você também pode encontrar as tabelas nas web stories.
Agora é hora de começar a pensar no ano que virá. Pensar no que o ano de 2025 nos reserva. Novos filmes, novas séries, novos acontecimentos, novos momentos, novos memes. O resultado do que a gente produz, o resultado do que a gente consome, e o que as tabelas das pesquisas do ano exibem é o reflexo do que nós consumimos, do que nós assistimos, daquilo que nós reagimos. É o resultado da nossa curiosidade.
E quanto mais essa curiosidade for forte, mais chance o resultado dessa curiosidade terá de aparecer aqui no próximo ano, quando o resumo das pesquisas do ano no Google estará de volta. Vamos produzir, vamos fazer acontecer, vamos construir coisas incríveis no ano de 2025. E o resultado dessa dinâmica incrível que é a maneira que a gente pesquisa cá estará, e eu estarei aqui, analisando com vocês.