Image

Paletas sazonais: a cor como referência do momento

O site é amarelo em junho, é vermelho nas festas de fim de ano, e é azul no restante do ano. A cor é a referência do momento. Este é o conceito das paletas sazonais da nova identidade visual do site.
, ,

Começou a verdadeira etapa de implantação da nova identidade visual do site. Em março, foi implantada a nova identidade do site, que usa tons mais suaves para adaptar o site e as redes sociais aos requisitos de acessibilidade. Tudo isso mantendo a paleta de cores adotada em 2019. Acontece que essa paleta de cores tem três variações: além da azul, existem as variações amarela e vermelha. E é aqui que temos a novidade: o uso de todas as cores da paleta de cores do site, no que eu chamo de “paletas sazonais”, onde a cor é a referência do momento.

A minha ideia era a seguinte: a paleta de cores azul ser utilizada para os meses de rotina, ou seja, nos períodos de fevereiro a maio e julho a novembro, a paleta de cores amarela ser usada no período junino, ou seja, entre 1 e 30 de junho, e a paleta de cores vermelha ser usada no período natalino, ou seja, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Cada uma das paletas têm cinco graduações de cores, do mais escuro ao mais claro, e elas são sempre sincronizadas, de modo que o azul mais claro corresponde ao amarelo mais claro, ao mesmo tempo que corresponde ao vermelho mais claro.

Para garantir a unidade da identidade visual, usei cores curingas: o branco, tons de preto e cinza são os mesmos e combinam em todas as três paletas de cores, além de ser a cor de todos os elementos de identidade do site e das redes sociais: ela pode exibir o fundo que quiser, a cor é a mesma para a identificação da marca, links, tipografia, entre outros elementos comuns a toda identidade visual das marcas. O que muda para as datas comemorativas é o fundo da marca.

Agora que eu expliquei de uma forma resumida como funciona a paleta de cores, qual é a minha ideia com as paletas sazonais? A ideia é ambientar os leitores para cada período de atividade, que toda vez que chega ao último mês de um semestre, traz um período comemorativo que vai além de cada dia, atravessa cada mês: o São João em junho e o Natal em dezembro. São festas que movimentam e que trazem a sensação de encontro e acolhimento. Assim, os meses de junho e dezembro exibem paletas de cor diferentes, mantendo o conceito da identidade visual do site e das redes sociais.

Para garantir que a paleta seja exibida no período determinado, as mudanças acontecem um dia antes no site e nas redes sociais, e o retorno para a rotina um dia depois de cada data acima determinada. Pois bem, chegamos no mês de junho, e a primeira etapa da mudança está em curso: o site e as redes sociais estão em tons de amarelo, simbolizando as festas juninas. Ou seja, o site vai ficar como você vê nos prints em cada período do ano, que eu fiz no ambiente de testes.

Assim, dependendo de quando você estiver vendo o site, você vai ter uma noção do tempo em que estamos, e por isso, seria precipitado falar que agora o site está amarelo só porque estamos em junho. Pois você pode ver o site em qualquer momento, e vai entender a época em que estamos agora. Assim, você está vendo o site em tons de amarelo no mês de junho. Vê o site em vermelho no mês de dezembro. No restante do ano, vê o site em azul, a cor padrão da marca, a cor que eu vou usar na parede do quarto.

O que eu estou fazendo é simplesmente aplicar dois conceitos: neurodesign e psicologia das cores. É sobre provocar sensações ao olhar a identidade visual e sentir que se está em um determinado período do ano, usando os elementos e as cores. Pensei nas cores que eu sinto no momento de cada festividade e quis trazer essas sensações para os leitores. É simplesmente colocar na prática um dos conceitos que eu apresentei em um artigo da faculdade em 2013, nos tempos do curso de Publicidade e Propaganda.

Desse modo, e valendo a partir de agora, as cores do site passam a refletir as sensações, dentro das cores primárias, que formam todas as outras, e das cores que são comuns a toda a identidade visual. Assim, com a paleta de cores amarela, quero trazer o leitor para o clima das festas juninas. Com a paleta de cores vermelha, quero trazer o leitor para o clima do Natal. E bem, você já sabe que quando terminar o período das festas juninas, o site e as redes sociais voltam a exibir a paleta de cores azul. Não importa quando você esteja vendo este post, entre no clima do momento.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile