Image

O que te faz se sentir desanimado

Como você busca a sua força de vontade?
,

Em que momentos você se sente mais desanimado?

Pergunta feita por este editor

Todo período tem os seus altos e baixos, e muitas vezes eu me sinto desanimado com várias coisas, ao ponto de deixar de fazer algum trabalho, ou até retardar. Procuro tentar me animar de alguma maneira, e bem, até mesmo em momentos assim eu me pergunto de que maneira eu busco tentar me animar. Esse tem sido mais um dia, talvez nem tão normal, talvez nem tão animador. O dia muitas vezes influi, é verdade, mas o que eu procuro é fazer o possível para quebrar a rotina e procurar um motivo para me sentir animado para fazer alguma coisa, diante das portas que se fecham e das oportunidades que nunca aparecem.

Eu procuro me animar assim, digitando um texto como esse, afinal, todos os dias eu faço umas quatro redações por ano e são esses textos que vocês leem, no melhor estilo de livro aberto que eu resolvi compartilhar os aspectos mais recentes da minha vida, ou até mesmo as minhas impressões. Não sei se eu posso estar ajudando alguém nesse sentido, e quem trabalha com comunicação nem sempre sabe da importância que tem para a vida das pessoas, sobre a diferença que faz o que você escreve e o que você compartilha na vida delas. Talvez isso seja uma das coisas que mais me anime quando eu escrevo um texto como esse.

Eu procuro transformar os meus sentimentos em palavras. Se eu me sinto desanimado em algum momento, eu escrevo sobre isso, como eu estou escrevendo agora, mesmo não me sentindo desanimado, e sim com uma certa preocupação com o tempo, justamente porque eu atrasei o começo do expediente do dia e eu estou terminando tarde demais. Só isso me preocupa, e ao mesmo tempo não me preocupa, afinal, sou eu quem controlo esse tempo e nem deveria estar preocupado com isso. Mas sabe como é a vida e as cobranças que a gente se faz quando ninguém te cobra por um trabalho que você deixou de fazer.

Mas respondendo à pergunta sobre o que me faz sentir desanimado, é sobre as oportunidades escassas, as portas que se fecham sem que eu tenha a oportunidade de mostrar o que eu tenho para oferecer, os sonhos que nunca se realizam ou demoram para se realizar. A lentidão com que as coisas são feitas, sabe? Eu poderia esperar rapidez e agilidade de muitas coisas, mas o relaxo desanima. Desanima quando você poderia estar empregando energia nos seus sonhos e vê essa energia se esvair. Desanima quando você vê que as coisas não andam. Desanima quando você percebe o desinteresse das pessoas.

Diante das adversidades que são inevitáveis, eu escolhi não desanimar. Eu escolhi transformar a energia que eu tenho em trabalho. Escolhi fazer a diferença na vida das pessoas de alguma maneira, mesmo que eu não saiba que esteja ajudando. Escolhi compartilhar sentimentos, emoções, cores e arte. A minha escolha pode ser a mais diferente de todas, mas é a minha escolha e é por ela que eu escolhi batalhar. É em um momento como esse que eu escolhi não desanimar. E é isso que vai me inspirar em todos os momentos em que eu estiver desanimado. Para que nada mais me desanime, para que momentos assim sejam raros.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Sair da versão mobile