Image

O quanto as coisas mudaram em 16 anos

Pontue algumas coisas que mudaram nesses 16 anos em termos de estrutura de trabalho e pautas tratadas.
,

Pontue algumas coisas que mudaram nesses 16 anos em termos de estrutura de trabalho e pautas tratadas.

Pergunta feita por este editor

Que o fluxo de trabalho mudou nesses 16 anos, isso é incontestável. Dias que postava uma vez, dias que não postava nada, momentos em que eu tinha que esperar a minha vez no computador para poder postar, até que veio o computador próprio, ele foi trocado por um equipamento com mais velocidade, enfim, quanta coisa mudou nesses 16 anos, não é? E não apenas no fluxo de trabalho. Muita coisa mudou também em termos de estrutura de trabalho e pautas tratadas. E eu falo sobre isso em um momento importante, quando todas essas coisas vão evoluir de uma forma significativa no próximo ano, com o local de trabalho totalmente reimaginado e repaginado, agora que eu vou ter um quarto para mim.

O site começou em dezembro de 2008 como um blog no Blogger do Google. Um ambiente onde você cria um blog em poucos cliques, mas não tem autonomia para cuidar dele. Sabe que está sujeito as regras do Google. Pode até parecer que aquele espaço é seu, mas é como se não fosse. Sem controle e sem recursos que pudessem potencializar a página, o então blog migrou para uma hospedagem própria em agosto de 2014, e assim, pude fazer ainda mais do que eu gostaria, sem as limitações de uma plataforma pronta. Queria poder construir os meus sonhos em uma plataforma construída do zero que eu pudesse modular.

Utilizar a plataforma WordPress me deu essas possibilidades e me permitiu que outras pessoas pudessem ter essas mesmas possibilidades junto comigo, em forma de parcerias de trabalho. E isso abriu um leque de possibilidades para mim e para os meus projetos. Muitas coisas mudaram também na criação de artes, com a adoção de novos softwares, de novas técnicas que foram além do Paint que eu e praticamente todo mundo que trabalha com arte mexeu pela primeira vez há anos atrás e entendeu que é possível fazer arte digital, e queria aprender mais sobre isso. O que você vê hoje é o resultado de um aprendizado que está em andamento, pois se tem uma coisa que eu gosto é de compartilhar a evolução do meu trabalho.

O que mudou em 16 anos, para além da estrutura, foi a velocidade de entrega de projetos. É lógico que a evolução dos hardwares ajudou bastante nesse sentido, mas antes, a entrega de projetos era muito, muito lenta. Hoje eu posso entregar projetos tanto de uma forma mais rápida, quanto em menos tempo. Posso tirar atrasos se necessário, e posso adiantar muita coisa. E olha que eu ainda tenho um monte de planos em mente para os próximos dois, três meses, pelo menos, e eu sempre trabalho olhando para a frente. E nem contei sobre as coisas que eu deixei guardadas para serem publicadas no melhor momento, mas que estão feitas há muito tempo.

Sei que hoje muitas coisas que eu faço precisam de ajustes. Sei que eu preciso fazer mais do que eu gostaria, afinal, eu sei que eu preciso me superar, e essa não é uma vontade só minha. Quem não tem a vontade de se superar e fazer coisas melhores? É o que eu quero fazer nos próximos anos, e eu tenho certeza de que essa evolução é necessária e parte importante da história que eu conto todos os dias por aqui. Quem me acompanha desde o início, tem uma noção exata do quanto as coisas mudaram nesses 16 anos, e tem a certeza de que o que não falta é força de vontade para que as coisas continuem mudando para melhor.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Sair da versão mobile