Image

O dia em que a migração aconteceu

Você lembra do dia em que aconteceu a migração? Como é que foi fazer esse trabalho sozinho e em poucas horas?
,

Você lembra do dia em que aconteceu a migração? Como é que foi fazer esse trabalho sozinho e em poucas horas?

Pergunta feita por este editor

Estava eu aqui, neste momento em que eu escrevo este post, trabalhando na montagem de dois sites e pensando como é que eu consegui pegar as manhas com isso. Essa é uma história que não começa no dia 9 de agosto de 2014, quando o site migrou para hospedagem própria. Começou de uma maneira completamente diferente, quando eu aceitei uma missão do meu irmão para montar o site de uma ONG ambiental. Falei que o único jeito que isso seria possível era como um site auto hospedado, e eu aceitei a missão sem saber o mínimo de hospedagem naquela época. Afinal, aquilo não poderia ser a coisa mais difícil do mundo.

Pesquisei bastante sobre o WordPress, pensando que fosse a coisa mais complicada do mundo. Não era. Já tinha recebido a hospedagem da ONG quando eu montei o site deles, que hoje já não está mais no ar, e ali eu me senti pronto, afinal, se eu consegui montar um site para terceiros, eu poderia treinar mais sobre WordPress para oferecer esse serviço para clientes, não é? Então, por que não migrar o blog? Pensei nisso e recebi o incentivo da família, que me ajudou nessa empreitada, até porque na ocasião eu ainda fazia um ou outro trabalho, acumulava uma certa grana, e pronto, lá fui eu para a empreitada mais arriscada da minha vida profissional. Eu achava que era.

A hospedagem foi contratada no dia 8 de agosto. Antes disso, lancei vários teasers sobre o que seria “a maior reforma da história do blog” sem me referir diretamente sobre o que seria, afinal vai que não fosse dar certo. Mas deu. A hospedagem foi liberada na manhã do dia seguinte e de nove horas da manhã o site do Blogger saía do ar para que o domínio – na época josivandroavelar.com, que atualmente redireciona para cá – fosse transferido para a nova hospedagem. Feito isso, entrou no ar o site ainda com o tema padrão da época do WordPress, ainda vazio, pois eu precisava antes de qualquer coisa trazer o conteúdo do Blogger para cá.

A importação do conteúdo do blog durou aproximadamente duas horas, e após alguns ajustes, por volta de meio-dia o site já estava em sua forma definitiva, até enfim eu poder apresentar as mudanças para o público. De noite, eu já estava trabalhando na nova plataforma, que eu demorei um pouquinho para me acostumar, mas acostumei e aqui estou eu, compartilhando minhas experiências. Afinal, o que eu fiz naquela manhã até hoje reverbera e se multiplica de uma maneira que eu jamais poderia imaginar. Ou sei lá, até poderia imaginar que seria o meu principal diferencial. Apesar deste não ser o meu primeiro site em WordPress, é a base de todos eles.

O que importa é que todo esse rolê foi importante para que eu pudesse progredir na minha carreira, e aqui estou eu no resultado dessa façanha contando essa história para vocês. Afinal, lá se vão 10 anos de experiência, o que não é pouca coisa, e quando você nota que já chegou a tudo isso, mal acredita que conseguiu. E aquele dia, aquela manhã, aquele momento que eu poderia acreditar que tudo daria errado deu certo, e no fim, eu jamais vou me esquecer desse momento, que para mim, foi um importante divisor de águas na história de 15 anos e meio deste site. Porque toda história precisa evoluir, e essa evolução continua, mesmo após uma década.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile