Image

Infinitas possibilidades

Você lembra do dia em que aconteceu a migração? Como é que foi fazer esse trabalho sozinho e em poucas horas?
,

O que você consegue fazer hoje no seu site que jamais conseguiria nos tempos de Blogger?

Pergunta feita por este editor

Muita coisa, afinal, trabalho hoje com infinitas possibilidades de editar o site e ter a liberdade de fazer o que eu bem entender com ele. Eu lembro que nos tempos de Blogger, usava o Windows Live Writer, um software de edição para serviços de blog, porque eu não gostava de trabalhar no editor do Blogger, que não entregava a formatação que eu queria. Era justamente esse software que me permitia colocar a fonte Candara, que era a fonte da minha marca na época de 2010, nos posts, e mais posteriormente, a Ubuntu, que eu usava na ocasião em que aconteceu a migração do site. Parei de usar o Live Writer exatamente depois da migração do site, já passando a trabalhar os textos no editor, que eu gostei de cara, mas a minha história não começou naquela ocasião; além de já ter tido a experiência de ter montado um site em WordPress antes, tive ainda mais uma experiência prévia.

E que experiência foi essa? Lembro de quando eu trabalhei em 2011 em um blog chamado Caroço de Jaca, que era o blog dos trabalhos de Redação Publicitária dos alunos da faculdade em que eu estudava, e era em WordPress.com, o serviço de blogs do WordPress. Justamente por eu ter um blog, me escolheram para administrar o site em nome da turma que eu fazia parte e eu recebia os textos dos grupos formados pelos alunos até encerrar com o meu próprio. Mesmo sabendo que se tratava de uma plataforma diferente da que eu trabalhava na época, aceitei o desafio justamente para entender melhor aquela plataforma e todas as possibilidades que o WordPress teria para o site, uma vez que eu já tinha ouvido falar da plataforma desde 2009, praticamente. A partir dali, já era uma meta.

Eu trabalhei com o editor ainda do tempo das cavernas do WordPress, mas eu já gostei do que eu tinha visto e já projetei naquela ocasião que um dia eu iria trabalhar com o meu blog daquele jeito, o que viria a acontecer três anos depois, um tempo que parece uma eternidade quando a gente acredita que demora demais para realizar um objetivo. Quando eu migrei o blog, o editor que eu encontrei ainda era o mesmo, mas a plataforma já teve umas mudanças substanciais, e olha que hoje eu trabalho com um editor completamente diferente do editor daquela época, e que traz muito mais possibilidades que o editor anterior. Não peguei a época mais primitiva do WordPress, em que o administrador era cinza e branco com as letras pixeladas. Mas eu me lembro de como o editor do site era justamente por causa dos tempos de Caroço de Jaca.

Hoje eu posso fazer muita coisa com a plataforma para além do editor. Posso controlar todos os aspectos do site, desde o visual até o modo como eu quero que o site seja encontrado. Aprendi muita coisa, desde como lidar com os mecanismos de busca até lidar com a infraestrutura do site em si, o que me foi suficiente para pegar outros trabalhos e ir acumulando experiência. Afinal, é o que eu digo: não é apenas relembrar os 10 anos em que eu migrei o site para uma hospedagem própria e em WordPress. São 10 anos de experiência, que comecei um pouquinho antes e timidamente, mas que hoje faz parte da minha rotina de trabalho. Porque é aprendendo e se aprofundando sobre algo que as pessoas têm curiosidade que você estabelece o seu diferencial no mercado. E eu consegui do meu jeito, para trazer infinitas possibilidades para os meus clientes.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile