As web stories são um recurso do Google que na teoria impulsionariam um site que os adotasse. Lembra do começo?
Pergunta feita por este editor
Tudo começa assim, uma maravilha. Isso quando você bota fé. Para começar o tema das #SetePerguntas da semana e como isso aqui é uma história que literalmente tem seus altos e baixos, vamos para o meio de 2020, em plena pandemia e retomada do site, que eu não atualizava tanto assim por conta de trabalhos que fazia no ramo de publicidade. Precisei retomar o site justamente porque esses trabalhos já estavam escassos, e veio o isolamento social para mudar tudo de vez. É dessa época que eu fiz vários textos que renderam a maior média anual de palavras do site até aqui, média essa que pode ser superada nesse ano de 2025.
Mas tá, o que aconteceu naquele meio de 2020? Foi quando eu conheci o recurso de web stories do Google, que seria um modo mais dinâmico de se contar as histórias em um site, no estilo dos stories do Instagram em um momento que o consumo do formato estava em alta. Afinal, lembremos justamente dessa época que eu mencionei: eu estava retomando o site depois de atualizações mais do que esporádicas, e esse site foi fundamental para que eu não surtasse no meio da pandemia. Foi e continua sendo a minha companhia, não importa se estamos ou não em tempos de crise, ainda mais uma crise onde eu praticamente reaprendi a lidar com os medos e as manias. E olha que eu estou encarando crises piores.
Afinal, a gente que cuida de site, principalmente aquele em que a gente monta, desmonta, remonta e tem o controle daquilo que coloca no ar, deposita altas expectativas sobre novos recursos. E foi assim que eu lidei com as web stories, acreditando justamente que esse seria um recurso impossível de se colocar no ar em um site. Mas você, é, você que tá me lendo, vai me dizer: cara, você lida com WordPress! Ótimo, eu sei, consegui coisas que pareciam impossíveis para quem lida com sites e mostrei isso para as pessoas em um nível que virou a minha experiência máxima. Mas como e onde eu iria implementar esse recurso se eu pudesse?
O próprio Google criou um plugin para WordPress e disse que iria disponibilizar para um período tal, e esse período tal chegou. Testei minha primeira web story e não obtive um resultado tão extraordinário assim. Fiz duas, três, quatro, mas quando chegou na web story das hashtags banidas do Instagram, aquilo explodiu de audiência um modo que eu jamais poderia imaginar. Fiz mais uma, explodiu mais ainda. Quando chegou na vez de fazer posts sobre o WhatsApp, ali foi o ápice do ápice de todas as web stories. Teve dias que eu tinha mais audiência que o site de maior número de visualizações que eu gerenciava na época – e que eu voltei a gerenciar esse site nesse ano.
Os números foram ótimos! Mas foram caindo levemente, subindo um tanto, mas será que isso duraria para sempre? Lembrem-se que o que é para sempre, sempre acaba, e muitas vezes, você nunca sabe quando vai reencontrar. Foi quando veio o tombo de 2024 que foi aquela atualização de algoritmo do Google que derrubou as visualizações de vários sites, incluindo os que eu gerencio, o meu mesmo, e nunca mais ele voltou a aqueles níveis de antes. Bem que eu gostaria, bem que eu estou me esforçando, bem que eu queria encontrar de novo aquela “fórmula mágica” que talvez nunca mais vá se repetir do mesmo jeito. Uma hora, de outro jeito.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.