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Newsletter: entrega de conteúdo e fidelização da audiência

Newsletter é como um jornal; você assina e recebe no seu e-mail. Descubra mais sobre esse recurso que está implantado em três sites da network 612.
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Construir um site vai além de pensar que qualquer um possa ver aleatoriamente. É pensar em como alcançar e fidelizar o público que encontrou no site uma fonte importante de informações e quer sempre receber as atualizações do site, não quer perder nada. Quer ser um leitor fiel do site, garantindo visualizações para o editor e informação precisa para o leitor. É aí que, para um site de informação, entra uma newsletter.

E o que é uma newsletter? Pensa você num jornal impresso: você assinou o jornal e vai receber ele todo dia bem cedo. É assim que funciona um boletim informativo. Só que aqui usamos o bom e velho e-mail, personalizamos a comunicação e garantimos que você recebeu todas as atualizações do que aconteceu no dia anterior – é basicamente isso um jornal impresso; tudo o que você lê aconteceu ontem.

Mas peraí, como é que você tem a ousadia de dizer isso? Ora essa, é a correria. É até meio surreal pensar em correria em tempos de pandemia de COVID-19, mas temos que pensar quando esse ritmo frenético vai voltar, ao mesmo tempo que pensamos no chamado “novo normal”. Quem não se adaptar a esse “novo normal” se ferra. Aqui eu agrupo tudo o que aconteceu para aquele leitor que quer ler tudo calmamente. É como entregar nove visualizações do site de bandeja pro editor.

Entendendo as newsletters

Você que conhece o #site612 deve saber que lá tem uma newsletter chamado Notícias do Planeta 612. Ao lado, no blog, tem um espaço onde você preenche nome, sobrenome, e-mail, marca o aceite (Li e aceito os termos e condições) e pronto, na próxima terça-feira, às 20 horas, você recebe o Notícias do Planeta 612 no seu e-mail.

Esta foi a primeira experiência que adotei de newsletter. Para tal, usei o Mailchimp e um plugin que comunica este serviço ao WordPress. Lá o usuário recebe as informações, e o Mailchimp se encarrega de entregar as newsletters como eu programei. Ainda que tudo no Mailchimp ainda esteja em inglês, deu pra desenrolar tranquilo, palavra de quem criou o Twitter numa época em que nem traduzido em português a rede social era.

No caso da 612 Comunicação, essas entregas são semanais – a periodicidade da entrega depende muito do volume de conteúdo produzido, e como lá está sendo duas vezes por semana, a entrega das newsletters acontece uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, às 20 horas.

Newsletters diárias

E então implantei mais duas newsletters: a do UNIBUS RN e a do Ônibus Paraibanos. Como esses sites são atualizados várias vezes ao dia, eles são de periodicidade diária, sendo entregues na hora em que os sites não estão sendo atualizados; a Newsletter UNIBUS RN é entregue diariamente ao meio-dia – pelo fato das atualizações na maioria das vezes irem ao ar na madrugada -, e a Newsletter Ônibus Paraibanos é entregue diariamente às 4 da manhã – já que o site é atualizado praticamente o dia todo, menos na madrugada.

4 da manhã, mas o leitor recebe, lógico, quando vai acordar; afinal confesse: qual é a primeira coisa que você faz quando acorda? Muitos vão responder que verificam e-mails e redes sociais no celular. Logo, é uma newsletter que vai estar lá todo dia, sendo uma das primeiras coisas que os assinantes encontram nas caixas de entrada. Tal como um jornal na caixa do correio.

E recebe assim. Você pode vê-la neste link, que independente do dia será sempre a mesma – é gerada uma página diária. Lembre-se do que eu disse sobre “jornal diário”, é uma edição por dia.

Print em página inteira de demonstração da newsletter do Ônibus Paraibanos, exibindo três notícias mais um rodapé. Fim da descrição.
Nas bancas: newsletter nas redes sociais

Pensando na lógica da newsletter como um jornal, pensamos também naqueles que em vez de assinar o jornal, preferem ir na banca. Vamos então supor que a rede social seja uma banca; você curtiu páginas de jornais, revistas, sites… E entre esses sites qualquer um da network 612.

No mesmo momento em que o leitor que assinou a newsletter recebeu o e-mail, a publicação vai ao ar automaticamente no Facebook e no Twitter do Ônibus Paraibanos, primeiro a adotar essa experiência. É um modo de garantir que o leitor receberá a newsletter e logo se interesse em assinar também; na rede social se perde na timeline, no e-mail tá lá e você, se não quiser excluir, organiza.

Landing pages

Além do próprio site, há páginas específicas onde você pode coletar os dados para envio das newsletters, as quais você pode compartilhar nas mídias sociais. Essas são as landing pages, construídas especialmetne para esse fim.

O Ônibus Paraibanos tem uma específica, que é compartilhada de vez em quando justamente quando houver a necessidade de uma campanha de impulso de inscritos. Mas ela está no ar permanentemente, aqui está ela.

Print em página inteira demonstrando uma landing page do Ônibus Paraibanos, por onde os usuários inserem dados para receber uma newsletter diária. Fim da descrição.
Sites da network 612 com newsletters

Até o momento, os sites Ônibus Paraibanos, UNIBUS RN, além do próprio #site612 já contam com newsletters personalizadas. Nas barras laterais dos sites, aparecem widgets onde você pode inserir os dados e receber a sua newsletter diária do site que você mais gosta.

Com dia e hora marcada, uma ótima leitura!

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