A Rede Globo de Televisão foi fundada em 26 de abril de 1965. Logo, em 2010, mais precisamente na próxima segunda-feira, completa 45 anos.
Para comemorar, o canal coloca no ar um comercial em referência a data. Mas alguém viu algo que soou, digamos, campanha eleitoral.
Soou mesmo campanha? Veja o vídeo abaixo:
Explicação para tal polêmica: a letra, segundo partidários de Dilma Rousseff, fazia referência a campanha de seu concorrente, José Serra, do PSDB, que tem como número o 45, justamente a idade a qual a Globo chega em 201o.
E não é só isso. O coordenador da campanha da ex-ministra, Marcelo Branco, viu algo de estranho, na opinião dele, em trechos da fala do comercial, como esse do destaque:
"Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais. É a sua escolha que nos satisfaz. É por você que a gente faz sempre mais"
Trecho final do comercial dos 45 anos da Rede Globo
Antes de mais nada, o canal não escolheu completar 45 anos. Nem imaginou que sua campanha, pelo fato de se realizar em ano eleitoral e por coincidência em cima de uma frase de um candidato pudesse gerar polêmica. O slogan da campanha de José Serra é “O Brasil pode mais”.
A emissora terminou suspendendo a veiculação do comercial 24 horas depois de seu lançamento, que foi ontem à noite. 24 horas suficientes para repercutir de tal modo a parecer campanha.
E nisso virou mais uma daquelas teorias conspiratórias das quais todos nós estamos cansados de ver. O clima pré-eleitoral cria essas coisas.