Image

Foi fácil escolher a terça-feira

Os números das web stories ajudam a explicar a mudança do tema da terça-feira. Isso é significativo na dinâmica do site?

Os números das web stories ajudam a explicar a mudança do tema da terça-feira. Isso é significativo na dinâmica do site?

Pergunta feita por este editor

Acho que o título deste post explica tudo: foi fácil escolher a terça-feira para ser o dia do #TrendTalks, que já estreou e ficou muito melhor do que eu poderia esperar, com mais texto, estrutura de tópicos igual a minicoluna, possibilidade de subtemas como a minicoluna já tem, entre outras coisas que vão se desenvolvendo conforme o tema vai evoluindo. Foi apenas o primeiro post de muitos, estreando também com um pacote gráfico renovado, exibindo a paleta de cores amarela das festas juninas, passando para a paleta de cores azul assim que julho chegar, mas mantendo a mesma estrutura, assim como em outros temas.

E o novo tema estreou com alta possibilidade de aumentar a média de palavras por post, que nesse momento está em 429. Até aqui, a maior média de palavras por post em um ano foi registrada em 2020, com 420 posts. Foi um ano em que eu escrevi bem menos, mas retomei o projeto do site de forma mais intensiva no cenário da pandemia – foi inclusive nesse cenário que o #TrendTalks estreou como piloto em 2021, mas ficou só em um post e na vontade de transformar o tema em permanente na agenda semanal. Não tinha conseguido na montagem da agenda por não me sentir ainda a vontade para postar no momento, mas vontade era uma coisa que não me faltava, e daí eu achei o espaço que precisava diante da dinâmica do momento.

Afinal, entre 2021 e 2022, as web stories ainda davam números consideráveis. Foi nesse contexto que a web story da semana se tornou um tema de agenda. O último a ser definido, aliás. Quando a agenda foi montada, os últimos dias a serem definidos foram as segundas e terças-feiras. O #ContentTalks era um tema esporádico que se tornou permanente na segunda-feira nessa fase final da montagem da agenda semanal, e não para menos é um dos melhores temas do site, afinal, é uma coluna com textos que trazem bastidores e novidades sobre a criação de conteúdo. E esse é o propósito do #ContentTalks: produzir conteúdo sobre conteúdo.

E bem, voltamos ao #TrendTalks e a lacuna que foi preenchida para que o tema estreasse nesta terça-feira, sendo a partir de agora o tema das terças-feiras do site. E poderia nem ter sido na terça-feira, mas optei pelo tema que eu queria naquele momento tirar de cena por não fazer mais sentido para a minha estratégia atual de agregar o máximo de conteúdo em texto. A escolha foi entre a terça-feira e a quinta-feira, dia da coluna #MinhaCidade, mas optei pela terça-feira por querer que as web stories sejam uma ferramenta para outros posts, não importa em que dia entrassem no ar. E a coluna #MinhaCidade ainda tem um potencial para se adaptar ao cotidiano, não importa o momento. Colunas com texto sempre vão funcionar.

E assim, a terça-feira foi escolhida para ser o dia do #TrendTalks, que já está no ar, e terá posts toda semana. Assim como ele pode ter espaço a qualquer momento, visto que é um tema que trabalha com atualidades, e quero deixar umas amostras em alguns dos destaques aleatórios, que é algo que também está na minha mente resolver, diante de um monte de coisas que eu preciso ajustar aqui no site, e pouco a pouco eu vou conseguindo. E assim também, preservei as quintas-feiras sobre a comunidade, a cidade, o ambiente que eu vivo e que eu sinto que preciso fazer parte. E eu entendo que é desse modo que eu vou conseguir.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.
https://anchor.fm/s/4e607e8c/podcast/rss

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile