Image

Ética na comunicação diária

Qual é o papel da ética na comunicação diária?

Qual é o papel da ética na comunicação diária?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O trabalho que a gente realiza é feito da forma mais responsável possível, afinal, estamos lidando com pessoas, lidando com quem está vendo e ao mesmo tempo, entendendo o que é e como é que as pessoas enxergam o trabalho da comunicação. A gente sabe, por exemplo, a diferença do jornalismo para a propaganda e sabe muito bem a diferença de investigar, falar a verdade e descrever os fatos de fazer tudo isso de modo a exaltar alguém. E como a gente lida com tudo isso? Com ética, e a resposta de hoje é sobre isso: qual é o papel da ética na comunicação diária, e como eu lido com isso diariamente, afinal, estamos falando de fazer acontecer a comunicação todos os dias com responsabilidade.

A comunicação por si só é uma arma poderosa, que se usada de uma forma sem critério, pode criar situações delicadas e não é isso que se quer. O que mais vemos são veículos que não entendem o que é isso e para agradar os proprietários, precisam muitas vezes trair esses princípios sem entender que a comunicação é pública e precisa falar com o máximo de pessoas possíveis, e se ela for de nicho, respeitar quem não faz parte desse nicho e entender que somos grupos, somos sociedade, temos ideias, gostos e crenças as quais a gente precisa respeitar, pois essa é a premissa de um ambiente que se quer julgar democrático.

E tratar de ética na comunicação passa por isso, mas tá, o que é tratar sobre ética e realizar o seu trabalho com ética, que é uma coisa que a gente precisa buscar não somente na comunicação, mas em todos os aspectos da nossa vida, e a comunicação é um espelho fiel desses aspectos. A ética na comunicação é o uso de princípios morais para guiar nossas interações. Trata-se de ser honesto, transparente e responsável pelo que dizemos, como dizemos e sobre quem dizemos. E isso passa por muitos aspectos pelos quais além de sermos verdadeiros e transparentes, passa também pelo respeito e dignidade que são inegociáveis.

Quando se fala em respeito e dignidade, se fala como a comunicação deve ser respeitosa, reconhecendo a dignidade e os direitos de todas as pessoas. Isso inclui evitar insultos, preconceitos e qualquer forma de discurso de ódio. Em um mundo digital, a transparência é crucial. Isso significa deixar claro se um conteúdo é patrocinado, se uma imagem foi alterada ou se a opinião expressa é sua ou de um cliente. Ser responsável pelas palavras proferidas. Isso é especialmente importante em mídias sociais e plataformas digitais, onde o impacto do que se fala pode se espalhar rapidamente e ter consequências significativas.

A ética constrói confiança. Sem confiança, a comunicação se torna ineficaz e até perigosa. No meu trabalho com o site e redes sociais, a confiança é o que conecta você à sua audiência. Quando as pessoas confiam que o conteúdo que você cria é genuíno e honesto, elas se engajam mais, compartilham e veem valor na sua voz. É priorizando a verdade que eu busco contribuir para a construção de um ambiente saudável, livre de toda desinformação e de todo obstáculo que existe, criando conteúdo de qualidade, que valoriza a arte, a cidade e a comunicação. É isso que eu busco todos os dias, e é por isso que eu vou seguir lutando.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile