Image

Essência de site, alma de blog

Que parte do antigo Blogger você sente que ainda vive na essência do projeto?
,

Que parte do antigo Blogger você sente que ainda vive na essência do projeto?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Este site já foi o Diário do Josi. Já foi o Blog Josivandro Avelar. Aliás, este site não deixou jamais de ser uma coisa ou outra só porque mudou de nome, ele apenas evoluiu. Na proposta e na essência, ele é o mesmo de quando foi criado nessa mesma parede e nesse mesmo lugar de onde eu estou escrevendo há 17 anos. A evolução acompanhou as fases, os tempos, a evolução tecnológica e a qualificação profissional. Dos tempos em que praticamente tudo era feito na mão até a automatização de vários processos, até passar pela inteligência artificial, muita coisa mudou em 17 anos, e em termos tecnológicos, muita coisa mudou nesse tempo, de modo que este site sobreviveu a várias fases da Internet.

E de todas as fases que este site passou ao longo desses 17 anos, essa talvez seja para mim a fase mais difícil de todas, afinal, pouco daquela Internet de 2008 ainda sobrevive e muito até já não existe mais. Mas em vez de jogar tudo para o alto, eu resolvi me adaptar ao momento. Tudo o que eu mais fiz foi trazer tudo o que é novo e o que é tendência para a essência do meu projeto. As redes sociais mudaram, a inteligência artificial passou a fazer parte do processo criativo, mas se tem uma coisa da essência desse projeto que ainda é daquela época, foi justamente a possibilidade de viver. As experiências que eu acumulo e as histórias que eu conto todos os dias processo moderno algum poderia reproduzir.

O que eu mais quero é justamente trazer essas experiências para esses novos tempos, de modo que eu quero trazer um novo modo de contar essas histórias. É essa a essência que se mantém e que explica a longevidade do projeto. Só mesmo um site como esse tem a capacidade de acumular histórias que podem ser lidas a qualquer momento. Histórias de hoje, histórias de ontem, histórias de 17 anos atrás. Histórias que estão sempre aqui e podem ser lidas a qualquer momento, e olha que no ano que vem elas irão passar de 10 mil. A essência é essa, criar memórias que vão se renovando ao longo dos anos, histórias que merecem ser contadas e relembradas a qualquer momento. E o que está na memória, não pode jamais se apagar.

A necessidade de se estar sempre em conversa com as pessoas é o que mantém a essência do projeto desde os tempos do Blogger. O que muda é o modo como essas histórias são tratadas. Quis valorizar essas histórias melhorando a casa delas, foi assim que eu migrei o blog para uma hospedagem própria no ano de 2014. Aqui as histórias são bem tratadas, bem cuidadas e contadas de várias formas que vão além das palavras, desbloqueando todo o potencial que elas possuem e trazendo elas para o lugar de destaque que merecem. Tem todo um jogo de estratégias que eu tenho para valorizar as histórias que eu conto, e o site é o melhor lugar para colocar todas essas estratégias em prática.

O que eu quero é fazer as pessoas sentirem que não estão somente lendo um texto como esse, mas conversando com elas. E é esse clima de conversa que eu quero trazer para as pessoas, como eu sempre quis trazer ao longo desses 17 anos que o site existe. Ele é uma parte fundamental da minha história e é a válvula propulsora dela. Nem me imagino sem isso tudo. O que eu imagino é como eu posso melhorar as histórias que eu conto, o que é fundamental para justamente construir uma história feita de várias histórias. É essa a essência que eu quero manter. É essa a essência que continua viva há 17 anos neste site, desde os tempos daquilo que este site nunca deixou de ser: um blog.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile